Turistas podem fazer passeio por ruínas do antigo Ariaú Amazon Towers, no Amazonas. — Foto: Luana Santos/Divulgação
Por muitos anos, o Ariaú Amazon Towers, no Amazonas, foi considerado símbolo do turismo mundial. Desde o fechamento do famoso hotel de selva, em 2015, o local foi completamente abandonado, sofreu com a ação do tempo e teve a estrutura saqueada – veja fotos abaixo.
Há cerca de sete meses, um hotel de selva em Iranduba, na região metropolitana de Manaus, passou a incluir as ruínas do Ariaú Amazon Towers como roteiro de um passeio turístico que fazem pela região.
Ao longo de um percurso de reconhecimento de fauna e flora, os guias do hotel levam os turistas para conhecer o local onde o Ariaú Amazon Towers costumava funcionar, segundo o diretor geral do estabelecimento, Leonardo Vasconcelos.
“Lá, o nosso guia explica um pouco como era a estrutura, como funcionava cada parte do hotel e procuram também macacos de cheiro que viviam por lá para alimentá-los. São animais que já são acostumados com a presença de seres humanos. É a experiência que oferecemos no passeio”, contou Vasconcelos.
Atualmente, apenas ruínas da estrutura do Ariaú Amazon Towers podem ser vistas. — Foto: Luana Santos
As imagens, impressionam quem passa pelo local e se deparam com o que sobrou do que, há anos, costumava ser o estabelecimento que foi reconhecido pelo Guiness Book como o maior hotel de selva do mundo.
Atualmente, apenas as estruturas do Ariaú Amazon Towers podem ser vistas pelos turistas que fazem o passeio. Apesar de terem contato apenas com as ruínas, os turistas podem imaginar como era o hotel, através das explicações dos guias.
Para o diretor geral do hotel que hoje faz o passeio turístico pelas ruínas do Ariaú, incluir o local no roteiro é uma forma de mostrar a história que o estabelecimento teve para o turismo na região e, além disso, traz uma reflexão para a valorização do segmento.
“Na verdade, é um tanto quanto triste para o turismo da nossa região, algo do tamanho do Ariaú Tower, que representava o turismo por si só da Amazônia e, hoje, restando apenas ruínas. Isso mostra um pouco como o turismo na Amazônia precisa ser visto com mais carinho”, disse.
Diretor geral de hotel que faz passeio turistico por ruínas do Ariaú conta que estrutura foi saqueada ao longo dos anos. — Foto: Luana Santos
Passeio pelo que resta da estrutura do Ariaú Amazon Towers é parte de roteiro de hotel de selva. — Foto: Luana Santos
Ariaú Amazon Towers ao longo dos anos
O Ariaú Amazon Towers foi criado pelo empresário Ritta Bernardino, na década de 1980. Ao longo dos anos, o hotel recebeu personalidades famosas do mundo inteiro e já foi cenário para gravação de filmes como Anaconda.
O bilionário da tecnologia Bill Gates e o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter estão entre as celebridades que já passaram pelo hotel.
O hotel acumulou 150 processos trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11). Alguns dos processos condenaram o hotel por descumprimento de obrigações trabalhistas com os funcionários.
Hotel Ariaú Amazon Towers foi idealizado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau (foto de quando o hotel ainda funcionava). — Foto: Marina Souza/G1
Em 2015, o hotel fechou as portas e a a 2ª Vara da Comarca de Iranduba determinou o leilão do estabelecimento para quitar dívidas com o fisco municipal e estadual. O valor inicial era de R$ 26 milhões, mas caiu para R$ 13 milhões.
Um segundo leilão foi feito em 2016, mas também terminou sem a venda do Ariaú Amazon Towers.
Em 2017, uma reportagem do Fantástico mostrou o que restava do maior hotel de selva do Brasil e um dos maiores do mundo, na ocasião.