O Carnaval de rua de Manaus em 2022 tem ‘Probabilidade mínima’ de acontecer, segundo secretário da Manauscult. — Foto: Ive Rylo/ G1 AM
O Carnaval de rua de Manaus em 2022 tem “probabilidade mínima” de acontecer, declarou o secretário da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, nesta quarta-feira (5).
Em entrevista à rádio CBN Amazônia, ele afirmou que a variante ômicron e as síndromes gripais trazem um cenário cauteloso para a cidade e devem influenciar na realização do Carnaval de rua.
Nessa terça-feira (4), o Amazonas confirmou o primeiro caso da variante ômicron, em Manaus. Se trata de uma mulher de 27 anos que chegou na capital, com sintomas gripais, após passar por Fortaleza.
“Provavelmente, o prefeito vai anunciar no dia 15 o que ele fará em relação a questão do Carnaval de rua. Penso eu que diante dessa dificuldade que hoje o Brasil vem apresentando, em uma escala de 0 a 10, eu acredito que a probabilidade é mínima que ocorra esse Carnaval de Rua”, disse.
“Fomos impactados no início de 2021 e não queremos incorrer em um erro de não darmos uma devida atenção à saúde pública”, afirmou o secretário à CBN Amazônia.
Ainda segundo Oliveira, a secretaria ainda busca ferramentas para minimizar os impactos que o cancelamento do Carnaval de rua em Manaus pode causar para as pessoas que trabalhariam no setor.
Governador do AM diz que deve manter Carnaval 2022 dependendo do cenário da pandemia
Desfile das escolas de samba
O secretário afirmou que a realização do Desfile das Escolas de Samba, que ocorre no Sambódromo de Manaus, é de responsabilidade do Governo do Amazonas. Oliveira informou, ainda, que o município apenas atua como apoio.
“Com relação às escolas, o prefeito resolveu suspender o prazo para que agora, no dia 15, o prefeito possa anunciar essa questão do apoio financeiro às escolas de samba”, informou o secretário.
No dia 28 de dezembro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que o Carnaval no Amazonas será mantido de forma online em 2022, durante entrevista ao Grupo Rede Amazônica (GRAM).
A princípio, a ideia é que a festa seja realizada sem público, com transmissões ao vivo da programação. A autorização para eventos com público dependerá do comportamento de casos e mortes por Covid no Amazonas.
Bloco cancelado
Banda do Boulevard lança samba para incentivar vacinação contra a Covid
Segundo a nota divulgada, os organizadores estão preocupados com o surgimento de novas variantes e com a taxa de vacinação contra a doença no Amazonas, que atualmente corresponde a 49,64% da população.
“Os próximos meses devem ser de observação e não de colocar as pessoas em risco, afinal, apenas 50% das pessoas completaram o ciclo vacinal no Amazonas, por isso reafirmamos o nosso compromisso com a segurança de todos que nos acompanham ao longo dos anos na nossa festa momesca. Apelamos para o bom senso e conclamamos a população a se vacinar. Teremos ainda muitos carnavais pela frente, mas este momento exige sacrifícios e responsabilidade de todos”, diz a nota divulgada.
Após a decisão, a Banda do Boulevard lançou, um samba de Carnaval para incentivar a vacinação contra a Covid-19.