Em meio ao avanço da ômicron, Amazonas tem queda de 33% na testagem de casos de Covid

Testes de Covid-19 são realizados no Aeroporto de Manaus. — Foto: Tácio Melo/Secom-AM

Em meio ao avanço da variante ômicron, o Amazonas registrou queda de 33,4% no número de testes de Covid realizados nos últimos 15 dias. Nessa terça-feira (4), o estado registrou o primeiro caso confirmado da variante.

De 6 a 20 de dezembro, o Amazonas realizou 24.251 testes de Covid. Já de 21 de dezembro a 4 de janeiro, o número caiu para 16.147.

Os números incluem o total de testes rápidos e RT-PCR feitos no período. Os dados constam nos boletins diários divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Nesta quarta-feira (5), o Governo do Amazonas informou que o número de testes para Covid feitos no Aeroporto de Manaus aumentou – veja mais detalhes abaixo.

No período em que a testagem diminuiu, o Amazonas voltou atrás em algumas medidas de restrições por conta do avanço da ômicron. Dentre elas, a limitação do número de pessoas em eventos, reduzido para até 3 mil.

As festas públicas de Réveillon também foram canceladas em Manaus e em diversas cidades do interior por conta da Covid. O estado também enfrenta aumento de síndromes respiratórias por conta do inverno amazônico.

Na terça-feira (4), o Amazonas registrou o primeiro caso da variante ômicron, em uma passageira que veio de Fortaleza para Manaus, com sintomas gripais leves.

Até esta terça, segundo dados da FVS, mais de 13,8 mil pessoas morreram com Covid-19 no Amazonas.

Testagem no Aeroporto de Manaus

Amazonas oferece testagem de Covid no aeroporto

Amazonas oferece testagem de Covid no aeroporto

A presidente da FVS-AM, Tatyana Amorim, informou nesta quarta-feira (5) que a procura por testes de Covid no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes aumentou nos últimos 15 dias.

Ela informou que 1.500 testes foram realizados nesse período na principal porta de entrada de viajantes em Manaus. Desse total, 109 foram positivos para Covid, o que representa um total de 7,5% de positividade.

A testagem está disponível para passageiros que desembarcam em Manaus e é gratuita. A testagem não é obrigatória e equipes da FVS-RCP realizam abordagens a passageiros informando a oferta do testagem e a importância de realização do exame para as ações de Vigilância Genômica.

Na manhã desta quarta, o g1 esteve no local de testagem do Aeroporto nesta quarta e registrou uma longa fila de viajantes aguardando para realizar o procedimento.

Procura por testes de Covid aumentou no Aeroporto de Manaus após caso da ômicron. — Foto: Karla Mendes/g1 AM

“Todos os casos positivos em que a testagem foi por RT-PCR, com um CT abaixo de 30 são encaminhados para um sequenciamento genômico. Óbvio que, com esse fluxo maior de final de ano, nós estamos com uma preocupação maior e pode ser, sim, que tenham mais casos de ômicron. Temos amostras sendo analisadas na Fiocruz e logo teremos o resultado”, explicou Tatyana.

O Governo do Amazonas anunciou que, a partir desta quarta, intensificou as ações de sensibilização no Aeroporto, Porto de Manaus e Rodoviária, com a proposta de aumentar a cobertura de monitoramento os casos de Covid e influenza no estado.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas

Deixe um comentário