Sistema penitenciário recebe mais materiais de proteção contra Covid-19

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e o Ministério da Economia, adquiriram equipamentos de proteção individual (EPIs) de prevenção e combate à Covid-19 para doação aos sistemas prisionais das unidades federativas e ao Sistema Penitenciário Federal (SPF). Os materiais começaram a ser entregues em cada estado, seguindo um cronograma que atenderá todas as 27 unidades federativas. É a segunda aquisição do Depen para doações de materiais.

As doações incluem aproximadamente 71 mil litros de álcool gel 70%, 2 milhões de máscaras cirúrgicas descartáveis e 50 mil máscaras tipo N 95, distribuídos conforme a demanda apresentada por cada unidade da federação e pelo SPF.

A compra destes materiais foi realizada por meio do Almoxarifado Central do Ministério da Economia, envolvendo os órgãos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, como uma estratégia para centralizar a compra e reduzir os custos de cada item. Cada estado indicou ao Depen e ao Ministério da Economia uma comissão com três membros responsáveis pelo recebimento e distribuição para as unidades prisionais.

A parceria com o Ministério da Economia é uma das frentes de atuação do Depen em apoio às unidades da federação durante a pandemia do novo coronavírus. O Depen já doou 87 mil testes rápidos IgG/IgM para detecção da Covid-19 em servidores e pessoas privadas de liberdade,  EPIs e materiais de saúde, como aventais, termômetros, sabonete líquido, óculos de proteção para unidades federativas e aos presídios federais.

 

Com informações do Depen

Texto original

Deixe um comentário