Guedes participa de reunião virtual do G20 sobre ações contra covid-19

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa neste sábado (18) da Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20. No encontro virtual serão analisados os resultados das ações adotadas pelos países do grupo como resposta coletiva aos efeitos sanitários, econômico-financeiros e sociais decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Essas ações imediatas de resposta foram discutidas durante o planejamento do grupo econômico para 2020 e reunidas, em abril, no Plano de Ação do G20. As iniciativas estão sendo implementadas, monitoradas e, agora, serão reavaliadas.

Nesta semana, o Brasil participou da Reunião Virtual dos Vice-Ministros de Finanças e Vice-Presidentes de Bancos Centrais do G20, com a presença do secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes. Esse encontro foi preparatório para a reunião de amanhã.

Principais Medidas

Entre as iniciativas de maior impacto, destacam-se a suspensão temporária do pagamento de dívidas de países vulneráveis, o relaxamento de critérios do Fundo Monetário Internacional (FMI) para acesso a recursos e o estabelecimento de linhas emergenciais de liquidez, além do desenvolvimento de plataformas para dar transparência e visibilidade às medidas adotadas pelos países no combate à pandemia do novo coronavírus.

Com informações do Ministério da Economia

Texto original

Deixe um comentário