Campanha do Agasalho entrega novas doações à Abrace

A Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) recebeu nesta quarta-feira (29) doação de mil cobertores e 900 pares de chinelos da Campanha do Agasalho, organizada pelo Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária.

A instituição beneficiada está localizada no Guará, cidade próxima à Brasília. A Abrace dá assistência a crianças que estão em tratamento ou que já foram curadas da doença, mas ainda precisam de apoio. A diretora de gestão de pessoas e voluntariado da associação, Marli Trindade, comemorou a doação.

“As doações chegam em excelente hora devido ao que nós estamos passando, a essa pandemia. A Abrace sempre recebe muitas doações, mas nesse momento há uma queda substancial e para nós é muito bom receber essa doação para assistir às crianças e às famílias”, disse.

E completou: “Esses cobertores vieram na hora certa porque temos muitas famílias que não tem condições de ter cobertores e uma forma melhor de se acalentar. Somos muito gratos por essa doação que vai ser muito bem utilizada”.

 Sobre a instituição

A associação foi criada há 34 anos, quando um grupo de pais que tinham seus filhos em tratamento contra leucemia no Hospital de Base do Distrito Federal se uniu para apoiar crianças que passavam pela mesma situação, mas que não tinham condições socioeconômicas.

Assim, nasceu a Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias, instituição filantrópica declarada de utilidade pública.

A Abrace oferece transporte, alimentação adequada, abrigo na Casa de Apoio àquelas crianças que fazem tratamento no Distrito Federal mas moram em outras cidades, além de auxiliar viagem para transplante. Também trabalham para informar e orientar sobre a doença.

“A Abrace vive exclusivamente de doações. Temos parceiros, doadores e essa instituição vive totalmente dessas doações; com isso que atendemos  nossas crianças e famílias”, explicou a diretora Marli Trindade.

A arrecadação

Essa é a segunda etapa da Campanha do Agasalho no Distrito Federal. Entre os itens arrecadados estão, em média, 7 mil cobertores e 6 mil pares de chinelos que serão distribuídos em instituições do Distrito Federal de acolhimento a pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade. Há também itens como mantas, toalhas, agasalhos e sapatos em geral.

Os pontos de coleta foram instalados no Palácio do Planalto, na Advocacia-Geral da União, na Controladoria-Geral da União e nos ministérios.

As doações são entregues às organizações cadastradas na plataforma do Pátria Voluntária. Antes de serem distribuídos, todos os itens passam por triagem e higienização.

No último dia 22, as primeiras doações de artigos arrecadados pela campanha foram entregues em um abrigo que acolhe adolescentes que estão sob medida protetiva localizado no Guará. A entrega de cobertores e chinelos foi feita pela presidente do conselho do Pátria Voluntária, a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O programa

O Pátria Voluntária foi criado há um ano para incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável.

O programa é conduzido por um conselho, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, composto por 24 integrantes do governo e da sociedade civil. O Pátria Voluntária está vinculado à Casa Civil.

 

 

Texto original

Deixe um comentário