TRE faz sorteio de urnas para votação paralela no 2º turno em Manaus

TRE faz sorteio de urnas para votação paralela em Manaus. — Foto: Meike Farias/Rede Amazônica

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) realizou, neste sábado (28), o sorteio das urnas eletrônicas que serão submetidas a uma “votação paralela” durante o segundo turno das eleições em Manaus.

O procedimento busca comprovar que o sistema eletrônico não pode ser fraudado. Assim como no primeiro turno, a votação paralela acontece no mesmo dia e horário da votação oficial – neste domingo (29), de 7h às 17h.

O desembargador Marco Antônio Pinto da Costa, presidente da comissão de apuração paralela, informou que foram sorteadas seis urnas, de forma aleatória, entre todas as 13 zonas eleitorais da capital.

As três primeiras urnas serão auditadas em votação paralela, que deve ocorrer durante o domingo. As outras três serão auditadas às 6h no local sorteado, antes da emissão da zerésima – que é o documento emitido pela urna antes da votação, e comprova que está zerada.

“Após o sorteio, a nossa equipe se desloca [até a seção eleitoral] e faz uma substituição por uma nova urna, configura, e traz essa para cá. Amanhã, é feito um procedimento em que previamente já enviamos cédulas para a rede pública estadual, preenchida pelos alunos, e é feita transferência desses votos para as urnas eletrônicas. Ao final, fizemos um comparativo e verificamos que o sistema é à prova de fraude”, explicou.

Cédulas de papel são usadas para comprovar segurança de urnas eletrônicas. — Foto: Meike Farias/Rede Amazônica

Conforme o desembargador, o procedimento é feito há 18 anos, desde a primeira eleição realizada de forma eletrônica, e nunca houve divergência entre os votos feitos na urna.

“Esse é mais um dos procedimentos para assegurar a todos os eleitores que o sistema de colheita de voto eletrônico brasileiro é absolutamente seguro e à prova de fraudes”, disse.

*Com colaboração de Meike Farias, da Rede Amazônica.

VÍDEOS: mais assistidos do G1 AM nos últimos 7 dias

Deixe um comentário