Quase 300 mil eleitores deixaram de votar no segundo turno em Manaus

Local de votação no bairro Nova Cidade, em Manaus, tem baixo fluxo de eleitores. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM

Quase 300 mil eleitores deixaram de comparecer às urnas em Manaus neste domingo (29), o que representa 22,43% do eleitorado. O número de abstenções neste ano é mais que o dobro do que foi registrado nas eleições municipais de 2016 (veja números abaixo).

Neste segundo turno, David Almeida (Avante) foi eleito prefeito de Manaus, com 51,27% dos votos, e derrotou o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos). Um total de 1.032.901 eleitores votaram neste segundo turno.

Neste ano, no primeiro turno, o índice de abstenções em Manaus foi o menor entre as capitais do País, chegando a 18,23%. Confira os dados:

Abstenções nas Eleições 2020 em Manaus:

  • 1º turno: 18,23% – 242.787 eleitores
  • 2º turno: 22,43% – 298.712 eleitores

Abstenções nas Eleições 2016 em Manaus:

  • 1º turno: 8,59% – 108.025 eleitores
  • 2º turno: 9,50% – 119.437 eleitores

Neste segundo turno, a chuva atingiu a capital amazonense durante grande parte da tarde. Porém, o cientista político Carlos Santiago explica são vários motivos que levaram ao índice de abstenções.

“Tem a Covid, o caso da pandemia, tem a decepção com a classe política de modo geral, e também tem o sentimento de uma parcela do eleitorado que não se sentiu representado em relação aos dois candidatos que estavam na disputa”, falou.

Para Santiago, o impacto da ausência de quase 300 mil votos no segundo turno em manaus é um “duro recado” da sociedade para políticos e administradores públicos.

“Estão insatisfeitos [a sociedade] com os rumos da política brasileira, e também da cidade de Manaus. E esperam dos novos eleitos mais sensibilidade social, mais responsabilidade, acima de tudo compromisso com a coletividade”, declarou.

O cientista político afirmou, ainda, que é preciso que o eleitor manauara esteja mais presente nas decisões políticas e que a cidade precisa “da energia de todos”, tanto da sociedade quanto da administração pública.

Davi Almeida vence eleição para prefeito de Manaus, AM

Davi Almeida vence eleição para prefeito de Manaus, AM

VÍDEOS: mais assistidos do G1 AM nos últimos 7 dias

Deixe um comentário