Manaus tem Dia ‘D’ de vacinação contra a gripe neste sábado

A Prefeitura de Manaus promove neste sábado (7), até 17h, o dia “D” de vacinação contra a influenza (gripe). A ação acontece em 169 postos de vacinação, distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

Na manhã deste sábado, muita gente procurou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para colocar os cartões de vacina em dia. É o caso da bióloga Helena Aguiar, que levou a pequena Anahi para tomar a vacina de gripe.

“Eu acho muito importante essa imunização, ainda mais agora, diante de tantos vírus e situações de doença que estão aparecendo. Ela tomou a vacina da gripe e eu também aproveitei para me vacinar, né? Temos que estar prevenidos”, contou.

Bióloga levou a filha para se imunizar e aproveitou a oportunidade para também se vacinar. — Foto: Matheus Castro/G1 AM

A recepcionista Ana Barreto também levou a filha para reforçar a imunidade. Acompanhada também de uma sobrinha, a mulher esteve na UBS de Petrópolis, na Rua Delfim de Souza, e afirma que o atendimento foi rápido e respeitando todos os protocolos de segurança.

“Foi bem rápido. Eles estão respeitando todos os protocolos de segurança e aproveitei para colocar o cartão de vacinas dela em dia. Estava faltando febre amarela e gripe, e ela já tomou. Ela não gostou muito, chorou, mas com vacinas não se pode brincar”, disse a recepcionista. A sobrinha não precisou se vacinar, pois estava com a imunização em dia.

Acompanhada da sobrinha (à esquerda), recepcionista leva filha para tomar as vacinas da gripe e da febre amarela. — Foto: Matheus Castro/G1 AM

O Dia ‘D’ faz parte de medidas para tentar reduzir os efeitos da pandemia de Covid-19 na cidade. A mobilização também marca o início da campanha contra a influenza, que seguirá nas unidades de saúde até dia 30 de novembro.

No final de outubro, a capital recebeu um lote com 56.460 doses da vacina, por meio de parceria com o Instituto Butantan, o que tornou possível ampliar a vacinação para a população em geral.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, não se trata de uma segunda dose da vacina contra a gripe, mas de uma nova oportunidade para quem ainda não se imunizou.

A vacina disponível é a trivalente, que protege contra os vírus da influenza A (H1N1), influenza B e da influenza A (H3N2), tendo como público-alvo todas as pessoas na faixa etária a partir de seis meses de idade.

Outras vacinas

Além da imunização contra a gripe, neste sábado, a Secretaria da Saúde oferece vacinas contra poliomielite, direcionada para crianças de um a 4 anos, e contra o sarampo, para pessoas de 20 a 49 anos de idade.

Ao comparecer a um posto de vacinação, a população deve apresentar, preferencialmente, o Cartão SUS, o cartão de vacinação e um documento de identidade com foto.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 AM:

Deixe um comentário