Manaus registra menor índice de abstenção entre as capitais do país no 1º turno das Eleições 2020

Primeiro turno ocorreu nesse domingo (15), em todo o país. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM

Manaus foi a capital que registrou o menor índice de abstenção entre as capitais do país, no 1º turno das Eleições Municipais de 2020. Foram 242.782 mil eleitores que deixaram de votar no domingo (15), o que representa 18,23% de abstenção.

Além de Manaus, Recife, Teresina, Belém e São Luís também registraram os menores índices de abstenção. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), cerca de 1,3 milhão de eleitores estavam aptos para participar do pleito deste ano somente na capital.

Em relação ao Amazonas, o estado ficou entre os 10 que registraram os menores índices de abstenção do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado, que tinha cerca de 2,5 milhões eleitores aptos a participar do pleito, registrou 19% de abstenção.

No país, o índice de eleitores que não compareceram às urnas foi de 23,14%. O estado que registrou o menor índice do país foi o Piauí, com 15,42%.

Histórico de baixa nas abstenções

Em 2016, Manaus também registrou baixos índices de abstenção durante as eleições municipais daquele ano. No primeiro turno foram 8,59% de não comparecimento às urnas e no segundo, 9,50%. Atrás da capital do Amazonas, ficaram Recife e João Pessoa.

Já em relação ao pleito de 2012, no primeiro turno foram registrados 14,59% de abstenção, enquanto no segundo, a não participação de eleitores chegou a 18,08%.

VÍDEOS: mais assistidos do G1 AM nos últimos 7 dias

Deixe um comentário