Governo prorroga toque de recolher e autoriza abertura de academias no AM

Governo prorroga toque de recolher e autoriza abertura de academias no AM — Foto: Reprodução/TV TEM

O Governo do Amazonas anunciou, neste sábado (27), que vai prorrogar as medidas de restrição de circulação de pessoas, de 19h às 6h. A mudança será a autorização de funcionamento de academias e similares, no horário das 6h às 11h, de segunda a sábado, com limite de 50% da capacidade.

As novas medidas passam a valer a partir desta segunda-feira (1º) e ficarão em vigor até dia 7 de março. O decreto anterior havia liberado comércio por drive-thru e serviços de beleza em domicílio.

De acordo com o governo, a decisão tem como base os dados analisados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid-19, que aponta a necessidade de manutenção das restrições devido aos números relativos a internações e de transmissão do novo coronavírus. Até sexta (26), o total de infectados era 313.911.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus também ainda requer atenção.

“Embora apresente queda, a Rt está em 0,92, o que significa que cada grupo de 100 infectados transmite a doença para outras 92 pessoas“, diz o governo.

A FVS-AM aponta, ainda, manutenção de tendência de queda na média móvel de casos da Covid-19. Em 14 dias, até o dia 24 de fevereiro, o número de casos caiu 21% no Amazonas. Já a média móvel de óbitos pela doença teve redução de 19% no mesmo período.

O governo não informou se o estado permanece na fase vermelha.

Medidas restritivas

As medidas de restrição contra à Covid-19 estão em vigor desde o dia 2 de janeiro, após o Amazonas registrar um segundo surto da doença, com recordes de casos, internações e mortes em decorrência do novo coronavírus. Desde o começo do mês, as medidas passam por flexibilização.

Houve também superlotação e falta de oxigênio nas unidades de saúde, que obrigaram o governo a enviar pacientes para outros estados.

VÍDEOS: relatos da crise da falta de oxigênio em Manaus

Deixe um comentário