Após anúncio do quinto aumento no ano, motoristas reclamam do valor do combustível em Manaus

Alta já é sentida no bolso do consumidor. — Foto: Matheus Castro/G1

Em 2021, o preço da gasolina e do diesel já foi reajustado cinco vezes pela Petrobras. O último aumento nas refinarias passa a valer a partir desta terça-feira (2).

Os valores atuais desestimulam o mercado e, principalmente, pesam no bolso do consumidor. Quem tem carro em Manaus sofre com o aumento no valor do combustível.

Com os novos reajustes, o litro da gasolina nas refinarias acumula alta de 41,3% desde o início do ano. Já o diesel subiu 34,16% no mesmo período.

“Estou usando álcool, etanol, porque gasolina mesmo está bem complicado. Não tem condições”, reclama a professora Andrea Pimenteal.

Para o setor, a tendência é que o preço da gasolina continue aumentando.

A composição do preço da gasolina leva em consideração diversos fatores, como custos de distribuição, taxas e impostos, além da adição de etanol anidro. De acordo com Geraldo Dantas, vice-presidente do Sindicato dos Postos de Combustível de Manaus, o valor pago por litro de gasolina é dividido dessa forma:

  • 10% distribuição e revenda
  • 17% custo de etanol anidro
  • 25% de ICMS (imposto estadual)
  • 14% impostos federais
  • 34% realização da Petrobras

No total, 39% do valor da gasolina são para cobrir impostos. Para especialistas, é preciso repensar alternativas para abrir o mercado nesse setor. Enquanto isso, quem depende da gasolina para trabalhar, amarga prejuízos.

O Procon Amazonas informou que notificou distribuidoras de petróleo sobre os valores das gasolinas aditivada e comum (após o anúncio do aumento por parte da Petrobras). O órgão está analisando as informações das empresas sobre os valores de compra e venda nos últimos meses para esclarecer se há abuso ou não na cobrança.

O que faz os preços da gasolina e diesel subirem?
O que faz os preços da gasolina e diesel subirem?

1 min

O que faz os preços da gasolina e diesel subirem?

Veja os vídeos mais assistidos do G1 AM

Deixe um comentário