Amazonas recebe mais 42 mil doses de vacina contra a Covid-19

Carregamento de 42 mil doses de Coronavac chega ao Amazonas — Foto: Divulgação

O governo do Amazonas informou que recebeu mais 42 mil doses de vacina Coronavac contra a Covid-19, na manhã desta quinta-feira (25). Mais cedo, o estado havia recebido 76 mil doses do tipo AstraZeneca/Oxford que tinham sido enviadas pelo Ministério da Saúde, por engano, ao Amapá (veja abaixo).

No total, o Amazonas recebeu 120 mil vacinas, que foram encaminhadas à sede da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), em Manaus. Posteriormente, o imunizante será distribuído para a capital e municípios do interior.

Segundo a secretaria da Saúde, a remessa é destinada para imunização do grupo prioritário de pessoas entre 60 e 69 anos de idade.

Governo admite erro

O Ministério da Saúde admitiu que errou e trocou a quantidade de doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas ao Amazonas e ao Amapá na quinta-feira (25). As 78 mil doses que deveriam chegar ao Amazonas foram desembarcadas no Amapá, que aguardava 2 mil doses.

As 76 mil doses que faltavam no carregamento destinado ao Amazonas foram entregues durante a madrugada. A chegada do imunizante ao Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, foi acompanhada pelo governador Wilson Lima .

Remessas

Além desta remessa, o Ministério da Saúde já destinou outras quatro ao Amazonas.

  1. No primeiro lote, em 18 de janeiro, o estado recebeu 282.320 doses da CoronaVac.
  2. No dia 23 de janeiro, outras 132.500 mil doses da AstraZeneca desembarcaram no estado.
  3. Em 25 de janeiro, o estado recebeu 44.600 doses da CoronaVac.
  4. A quarta remessa, com 96.200 unidades da CoronaVac, chegou ao Amazonas no dia 7 de fevereiro.
  5. Entre quarta e quinta feira, foram recebidas 120 mil doses, sendo 42 mil de Coronavac e 78 mil de Astrazeneca.

Vacinação na capital

A prefeitura de Manaus informou que o governo do estado é a responsável por receber o imunizante, que será disponibilizado aos municípios. A secretaria da Saúde municipal informou que não sabe quantas doses serão destinadas a Manaus e o planejamento para vacinação para dependerá da quantidade que a cidade receberá.

Quarenta e duas mil doses de Covonav chegam ao Amazonas — Foto: Divulgação

Veja os vídeos mais assistidos do G1:

Deixe um comentário