Inpa reúne especialistas em webinar sobre Prospecção, Priorização e Avaliação em CT&I

WebinarINPAProspeccaoCTI

A transmissão será feita pelo endereço https://meet.google.com/cyp-zdhq-enu. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever acessando o link encurtador.com.br/luGV0

Da Redação - Inpa

Banner - Copes


Nesta quinta e sexta-feira (2 e 3 de julho), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio da Coordenação de Pesquisas (Copes), realizará o I Seminário em Prospecção, Priorização e Avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação, ambos os dias das 14h às 17h (de Manaus). Além da apresentação de estudos de planejamento e gestão da CT&I, o evento buscará identificar oportunidades para articular iniciativas de caráter cooperativo e regional.


Quatro palestrantes renomados da área (doutores Sérgio Salles Filho - Unicamp/DPCT, Jesus Mena-Chalco - UFABC, Eduardo da Motta e Albuquerque – UFMG/Cedeplar, Fernanda de Negri/Ipea) e mais quatro debatedores do Amazonas (doutores Rosana Zau-Mafra - Ufam, Olívia Simão - UEA, Nadja Lepsch Cunha - Copes/Inpa e Jorge Porto – Copes/ Inpa) se revezarão nos dois dias de evento. Ver programação abaixo.


De acordo com a organizadora e mediadora do Webinar, Magalli Henriques, analista de C&T vinculada à Coordenação de Pesquisas do Inpa, é preciso integrar iniciativas de universidades, institutos e de profissionais para concertar ações e propor encaminhamentos de forma a permitir que a Amazônia avance na gestão e no planejamento de política científica. A proposta é atuar na geração de um ambiente fomentador de impactos no desenvolvimento econômico, o que requer a “criação de competências acadêmicas e executoras na área”.


A transmissão será feita pela sala virtual no endereço https://meet.google.com/cyp-zdhq-enu. Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever acessando o link encurtador.com.br/luGV0 .


O público-alvo do evento é formado por profissionais responsáveis pelo planejamento e gestão da CT&I da Amazônia, das ICT e das agências de fomento da Amazônia e os pesquisadores na área de gestão, planejamento e política científica e tecnológica.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 02/07 – das 14h às 17h (de Manaus)
Mesa: Prospecção, Priorização e Avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação: Um olhar estratégico


Dr. Sérgio Salles Filho, UNICAMP/DPCT – apresentará os conceitos e estado da arte da pesquisa em gestão e planejamento da CT&I e P&D: prospecção, priorização e avaliação.

Dr. Jesus Mena-Chalco, UFABC - discutirá a Importância dos métodos para obtenção e análise de informações BigData e para a prospecção de dados acadêmicos (Bibliometria/Cientometria) na priorização e avaliação da CT&I e P&D.

Dia 03/07 – das 14h às 17h (de Manaus)
Mesa: Avaliação da P&D e a interação Universidade-Empresa


Dr. Eduardo da Motta e Albuquerque, UFMG/CEDEPLAR - apresentará o panorama no Brasil e discutirá a importância dessa relação para a alavancagem da inovação.


Dra. Fernanda de Negri, IPEA - discutirá a Importância da regionalização das competências acadêmicas e técnicas em estudos de gestão e planejamento da CT&I como mecanismo de alavancagem da inovação da Amazônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *