Inscrições prorrogadas para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Em função dos impactos causados pelo isolamento social para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus, a Coordenação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) anunciou a prorrogação das inscrições da 10ª edição, que estavam previstas até o dia 30 de junho.

A partir de agora, professores da educação básica de todo o país terão até o dia 13 de dezembro, para inscrever os trabalhos de seus alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA), desenvolvidos entre 2019 e 2020, nas modalidades  Produção Audiovisual, Produção de Textos e Projeto de Ciências.

A medida foi adotada para que professores e alunos tenham tempo hábil para a idealização e desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, a decisão reforça o Plano de Contingência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para o enfrentamento ao Covid-19 em todo o território nacional.

Os trabalhos inscritos devem ser originais e abordar obrigatoriamente as temáticas relacionadas à saúde e o meio ambiente. O processo de avaliação será dividido em duas etapas: regional e nacional, sendo que os premiados na etapa regional estarão aptos a concorrer à etapa nacional.

A iniciativa premiará os 36 melhores trabalhos sobre saúde e meio ambiente com uma viagem ao Rio de Janeiro, para que alunos e professores participem de atividades científicas e culturais na cidade. Além da premiação nacional, também será oferecido o Prêmio “Menina Hoje, Cientista Amanhã” a um trabalho desenvolvido especificamente por grupos de alunas e professoras do gênero feminino.

As inscrições para a 10ª Obsma, devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial www.olimpiada.fiocruz.br. Também é de fundamental importância que os professores leiam o regulamento completo e se atentem ao envio dos trabalhos de acordo com a sua região. Para facilitar a organização, a Olimpíada está dividida em seis Coordenações Regionais: Centro Oeste, Minas-Sul, Nordeste I, Nordeste II, Norte e Sudeste (os endereços estão disponíveis no site).

Para acompanhar todas as novidades sobre a Obsma, fique atento às nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Por meio desses canais, são compartilhados diariamente conteúdos e informações de grande relevância e, em breve, também serão divulgados novas ações e projetos voltados aos professores.

Em caso de dúvidas, o professor deve entrar em contato com a Coordenação da Olimpíada pelo e-mail: olimpiada@fiocruz.br ou o telefone (21) 3882-9291.

 ICC/Fiocruz Paraná, por Samantha Mahara Martynowicz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *