Inpa recebe visita de subsecretários das Unidades Vinculadas do MCTIC

VisitaDoSubsecretarioI

O objetivo foi ampliar a interlocução e apresentar aos subsecretários a infraestrutura e prioridades do instituto de pesquisa, dos mais importantes da Amazônia

Da Redação - Inpa

Fotos - Acervo Ascom

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) recebeu a visita do subsecretário das unidades vinculadas ao Ministério da Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC), Gerson Nogueira Machado de Oliveira, e do seu substituto, Fábio Sahm Paggiaro. A finalidade da visita foi conhecer as pesquisas, infraestrutura e necessidades do Instituto. 

Os subsecretários foram recebidos pela Diretora do Instituto, Antonia Franco, juntamente com o Chefe de Gabinete, Sérgio Guimarães, além de coordenadores e chefes de setores. “Trazê-los aqui para conhecer um pouco da nossa Instituição possibilita uma melhor interlocução, além de ser primordial para alcançar os objetivos da gestão”, disse Franco.

A visita que aconteceu no dia 11 de fevereiro, nos três campi do Inpa, teve início pelo Campus III do Inpa (V-8), onde foram apresentadas as instalações e pesquisas desenvolvidas, como na Estação de Aquicultura. Na oportunidade, pesquisadora Elizabeth Gusmão explicou os estudos realizados, especialmente com os sistemas de cultivo de peixes com bioflocos. 

VisitaDoSubsecretarioII

No Campus II, Aleixo, a comitiva conheceu às Coleções Zoológicas. Recepcionados pelos pesquisadores Fernanda Werneck e Marcio Oliveira, os subsecretários conheceram as coleções, instalações, melhorias do prédio e carências infraestruturais. “A visita do Ministério é importante para mostrar o valor das coleções, não apenas para a região, mas também para outros estados e até fora do Brasil”, destaca Werneck. 

Pela parte da tarde a comitiva visitou Campus I, Aleixo, e participou de uma reunião com a Direção. Guiados pela líder do Grupo de Pesquisas em Abelhas (GPA), a pesquisadora Gislene Carvalho, os subsecretários receberam informações sobre os estudos desenvolvidos com abelhas sem ferrão e degustaram mel diretamente da colmeia.

VisitaDoSubCretarioIII

O Biotério Central foi apresentado pelo coordenador, o veterinário Leonardo Brandão, que na oportunidade apresentou aos subsecretários os espaços onde são mantidos os animais, o tipo de ração e ferragem utilizada, além do espaço de higienização. “Aqui eles tem uma noção mais clara da infraestrutura e do custo de manutenção do nosso biotério, um dos mais modernos da região”, conta Brandão.

Na sequência foi feita uma caminhada no Bosque da Ciência e um tour pela Casa da Ciência, um dos principais atrativos do espaço e foi modernizado em meados de 2019. Guiados pela coordenadora de Extensão Rita Mesquita, Machado e Paggiaro puderam ver as interações do Bosque com a pesquisa e papel do espaço de visitação do Inpa junto à sociedade.

A visita foi concluída no Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (LTQPN), onde os visitantes foram recebidos pelo pesquisador Sérgio Nunomura e técnicos.

Após a visita pelas dependências do Instituto, ocorreu uma na Diretoria com a presença de coordenadores, pesquisadores, servidores e bolsistas. A Diretora do Inpa apresentou o vídeo institucional e fez uma apresentação das ações, necessidades e prioridades do Instituto para 2020. O subsecretário Gerson Machado agradeceu pela visita, falou sobre o papel da SUV e enfatizou a importância do Inpa para a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *