Confap reúne presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa para último Fórum 2019

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) promove de 4 a 6 de dezembro, o último Fórum de 2019. O encontro desta edição é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e acontece na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

018AAD39-B37F-4C6C-BE0C-A04B5A7B0790

Fórum do Confap reúne presidentes e representantes das FAPs

Presidentes e representantes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) participam da reunião. Hoje, 5/12, a programação incluiu  mesas-redondas com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos(Finep), e com potenciais parceiros internacionais da China, República da Coreia, Japão e Austrália.

Para a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, os fóruns do Confap são encontros importantes dos quais a FAP do Amazonas não pode ficar de fora, pois são instrumentos de mobilização, reivindicação e visibilidade para a ciência,tecnologia e inovação (CT&I).

É um espaço que permite o encontro com instituições que estão alinhadas com a CT&I como o MCTIC, Capes, CNPq, Finep e, ainda, possibilita a interlocução com representantes de vários países. É uma oportunidade para reiterarmos que sem  CT&I não se avança no país, e que as parcerias são fundamentais para o fortalecimento do Brasil e do Amazonas, especialmente para desenvolvimento social e econômico do Estado, e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comentou.

Na ocasião, Márcia Perales adiantou que o Amazonas será sede do Fórum do Confap em junho do ano que vem, o que possibilitará reunir em Manaus, os atores nacionais e internacionais da CT&I.

DESAFIOS

Na abertura do evento, em Porto Alegre, no auditório UFCSPA, Luis Lamb, secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict-RS), ministrou a palestra “Inovação e as tendências tecnológicas” .

O Fórum continua na sexta-feira (6/12) com umalinhamento entre as FAPs e Capes, por meio do Confap. A programação inclui ainda debates e deliberações, além de visita técnica ao Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

 

Por: Marlúcia Seixas

O post Confap reúne presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa para último Fórum 2019 apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *