Reunião debate ações em prol do fortalecimento do sistema de CT&I no AM

Propor ações de melhorias para os cursos de pós-graduação do Amazonas foi um dos assuntos discutidos na reunião realizada na quarta-feira (30/10) pela diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com gestores de instituições de ensino e pesquisa do Estado. O encontro ocorreu na sede da Fundação, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O objetivo da reunião foi debater formas para que as instituições atuem de forma integrada em prol do fortalecimento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado.

Participaram da reunião pela Fapeam, a diretora-presidente, Márcia Perales; a diretora técnico-científica, Marne Vasconcellos; a diretora administrativo-financeira, Márcia Irene Andrade; o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Albuquerque Veiga Filho, e a secretaria executiva de CT&I, Tatiana Schor.

Das instituições de ensino e pesquisa participaram o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa; o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga; a diretora Sistêmica de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Cláudia Ribeiro de Souza;  a pró-reitora de Ensino, Lívia de Souza Camurça Lima (Ifam), e  a diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antonia Franco.

30.10.1988 - REUNIÃO INTERINSTITUCIONAL NA FAPEAM- FOTOS ÉRICO XAVIER-5

Durante o encontro, Márcia Perales relembrou o que havia sido apresentado na reunião anterior realizada no dia 18 de outubro com os gestores, como por exemplo, o panorama de investimentos realizados na última década (2008-2018), bem como os programas lançados pela Fundação em 2019. Para este ano, estão provisionados recursos de R$85 milhões para CT&I no Estado.

Destacou ainda que mais de 50% do investimento realizado pela Fapeam é destinado para a formação de recursos humanos para CT&I. “O que queremos é avançar mais com essa interlocução entre as instituições para fortalecer o sistema de CT&I no Amazonas. Temos vários pontos convergentes que nos unem e também fortalecem” informou.

O titular da Sedecti, Jório Albuquerque Veiga Filho, disse que o Amazonas possui o segundo maior parque industrial do Brasil. “Precisamos aproximar a academia e a indústria”, comentou.

No encontro, também foi citado a Reunião Interinstitucional sobre as alterações na Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG/CAPES  promovido pela Fapeam com a diretora de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sônia Nair Báo, que ocorrerá no dia 7 de novembro.

A atividade é voltada para pró-reitores, coordenadores dos cursos e programas de pós-graduação e autoridades afins das instituições de ensino superior do Amazonas.  A reunião será realizada com o objetivo de promover a preparação preventiva dos programas.

 

Por: Esterffany Martins

Fotos- Érico Xavier

O post Reunião debate ações em prol do fortalecimento do sistema de CT&I no AM apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *