Fapeam realiza programação para alertar colaboradoras sobre o câncer de mama e útero

Com o objetivo de alertar servidoras, comissionadas e bolsistas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Setor de Promoção à Saúde e Qualidade, organizou um espaço para debater questões importantes a respeito do tema.

As atividades realizadas, em alusão à Campanha Outubro Rosa, foram programadas durante os dias 10 e 11 e incluiu sessão de cinema, com a exibição do filme Lado a Lado, rodas de conversas, oficinas e palestras sobre prevenção, fatores de risco e linha de cuidado e serviços de saúde na atenção básica voltados à saúde da mulher.

11.10.2019  - AÇÃO PALESTRA OUTUBRO ROSA NA FAPEAM - FOTOS ÉRICO X._-31

A assistente social da Fapeam, Silviane Campos, disse que a iniciativa é feita com o objetivo de sensibilizar as mulheres, também dentro do ambiente de trabalho, ao autocuidado, prevenção e promoção à saúde.

Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, a programação foi feita para alcançar as colaboradoras da melhor forma possível, por meio  da informação, autocuidado e autoconhecimento. 

Segundo a diretora administrativo-financeira da Fapeam, Márcia Irene Andrade, os conteúdos debatidos são de extremamente importância porque permitem que as pessoas socializem e multipliquem o conhecimento adquirido nos grupos em que estão inseridos.  

Programação

Para compartilhar informações sobre os dois tipos de cânceres e promover a conscientização, prevenção e diagnóstico dessas doenças, a diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) Kátia Luz Torres Silva, falou que a detecção precoce ainda é a maior aliada para o tratamento eficaz tanto do câncer de mama quanto do câncer de colo uterino.

Kátia Luz

Diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) Kátia Luz Torres Silva.

Kátia falou como deve ser feito o rastreio de lesões precursoras de câncer de colo uterino, causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), que é através de exame ginecológico (Papanicolaou), e falou também sobre a importância do autoexame das mamas para o diagnóstico precoce da doença.

“A prevenção é a melhor opção para combater as doenças. É importante estar vigilante porque o câncer propriamente dito só acontece depois de 10 a 15 anos da convivência com o vírus do HPV. Por isso, é importante prevenir com vacinação de meninas e meninos, além dos exames preventivos”, alertou Kátia.

Para a bolsista da Fapeam, Júlia Moreira, a roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero foi fantástica, emocionante e incentivou as mulheres presentes a se prevenir e fazer os exames regularmente.

A enfermeira do Distrito de Saúde Oeste, Flamícia Fortes, falou como funciona o atendimento nas Unidades de Saúde, a orientação e sensibilização da população sobre prevenção através do rastreio das doenças com os exames preventivos.   

11.10.2019  - AÇÃO PALESTRA OUTUBRO ROSA NA FAPEAM - FOTOS ÉRICO X._-39

Enfermeira do Distrito de Saúde Oeste, Flamícia Fortes.

Para a bolsista, Auristela Conserva, a escolha dos temas foi bastante interessante, esclarecedora e de grande importância para a capacitação e divulgação do conhecimento.

Para Gilmara Souza, a promoção desses eventos proporciona momentos de aprendizagem e conhecimento. Para ela a iniciativa é válida, também, porque propicia ocasiões de descontração no ambiente de trabalho.

Outubro Rosa

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Por: Helen de Melo

Fotos: Érico Xavier

O post Fapeam realiza programação para alertar colaboradoras sobre o câncer de mama e útero apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *