Ações e programas desenvolvidos pela Fapeam foram apresentados a alunos e professores do Profnit

Para conhecer as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) implementadas no Amazonas, alunos e professores do curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) receberam ontem, 8/10, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, para uma apresentação sobre as ações e programas desenvolvidos pela Fundação.

O Profnit está em sua segunda turma e conta com dois pontos focais no Amazonas, um na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA) e outro na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Durante o encontro, Márcia Perales apresentou os investimentos e programas desenvolvidos pela Fapeam no decênio 2008-2018, bem como as ações de 2019. Mereceram destaques os investimentos de 2019, que colocam a Fapeam em 7º.  lugar no ranking das Faps do Brasil, com um provisionamento de mais de R$ 85 milhões para fomento à CT&I, só neste ano.

Na oportunidade, a diretora-presidente ressaltou a importância das pesquisas e estudos terem como visão os impactos econômicos, sociais e ambientais que vão beneficiar a população do Amazonas e fez um convite aos alunos e professores, que divulguem mais suas pesquisas e que falem mais sobre ciência para pessoas fora do âmbito da academia. “Popularizar e difundir a ciência é uma tarefa de todos nós”, enfatizou.

A palestra foi ministrada na disciplina Políticas Públicas de CT&I do Profnit, que tem como professores Rosa Maria do Santos, pela turma da EST-UEA, e o professor Dalton Vilela, pela turma da Ufam. O encontro ocorreu na EST-UEA, na avenida Darcy Vargas, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

08.10.2019 - PALESTRA DIR. DA FAPEAM MÁRCIA PERALES NA UEA - FOTOS ÉRICO XAVIER-25

Programa Centelha

Na ocasião, Márcia Perales lembrou às turmas que estão abertas até o dia 29 de outubro as inscrições de ideias inovadoras para o Programa Centelha Amazonas, e convidou alunos e professores para se inscreverem no Programa.

O Centelha é realizado em 21 estados. No Amazonas, a iniciativa será executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

As etapas do Programa envolvem capacitações e orientações para transformar as ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso, além do apoio de até R$ 65 mil que vai beneficiar até 28 projetos.

 Profnit

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) dedica-se ao aprimoramento da formação profissional para atuação nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos ambientes promotores de inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental e organizações sociais entre outros.

É um curso de mestrado  do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), realizado em rede nacional em pontos focais, oferecido aos profissionais graduados que atuam em propriedade intelectual e transferência de tecnologia e inovação tecnológica dentro do âmbito das competências dos NITs, servidores e membros de equipes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), bem como instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Por Marlúcia Seixas

Fotos: Érico Xavier

O post Ações e programas desenvolvidos pela Fapeam foram apresentados a alunos e professores do Profnit apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *