Cursos de mestrado da Fiocruz Amazônia oferecem vagas para candidatos externos

Os cursos de mestrado dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA), e em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro (PPGBIO-Interação) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) estão oferecendo vagas para interessados em cursar disciplinas como aluno especial.

As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma SIGA, tanto para o PPGVIDA quanto para o PPGBIO-Interação . O período de inscrições para cursar as disciplinas ofertadas pelo PPGVIDA ocorre nos dias 6 e 7/6.

Para o PPGBIO-Interação as inscrições ocorrem entre os dias 6 e 10/6. Vale lembrar que a plataforma SIGA só pode ser acessada através do navegador lnternet Explorer.

Confira o edital em: http://www.sigass.fiocruz.br/pub/inscricao.do?codP=120

QUEM PODE SE INSCREVER?

Alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz.

Alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de outras instituições públicas e/ou privadas.

Alunos de curso de pós-graduação loto sensu da Fiocruz.

Alunos de outros cursos de pós-graduação loto sensu de outras instituições públicas e/ou privadas.

Candidatos com curso de pós-graduação lato sensu concluído, que não estejam no momento da inscrição fazendo outro curso de lato sensu ou cursando stricto sensu.

Para mais informações sobre disciplinas oferecidas, documentação e inscrição acesse o edital. A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 26 de junho de 2019, na Plataforma SIGA e no site da Fiocruz Amazônia.

SOBRE O PPGVIDA

O curso de mestrado em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver modelos analíticos, capazes de subsidiar pesquisas em saúde, apoiar o planejamento, execução e gerenciamento de serviços e ações de controle e o monitoramento de doenças e agravos de interesse coletivo e do Sistema Único de Saúde na Amazônia.

O PPGVIDA também visa planejar, propor e utilizar métodos e técnicas para executar investigações na área de saúde, mediante o uso integrado de conceitos e recursos teórico-metodológicos advindos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais e humanas aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e de outras áreas de interesse acadêmico, na construção de desenhos complexos de pesquisa sobre a realidade amazônica.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro é curso strictu sensu que tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

O curso se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na eco-epidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

Estes diversos aspectos são os principais delineadores para escolha da área de concentração da Ciências Biológicas III, por esta ser uma área multidisciplinar e baseada no eixo bioquímica, genética, biológico, celular e molecular. Os alunos recebem uma formação em áreas estratégicas por sua importância e que precisam ser desenvolvidas no Estado.

LMD/Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *