Workshop do INCT Adapta II discute resultados e novos passos do projeto

Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), o I Workshop da segunda fase do projeto Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta) reunirá discentes e docentes que compõem o projeto

 

Por Rayanne Azevedo - Adapta/Inpa

 

O projeto Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta) tem como objetivo estudar as os efeitos das mudanças ambientais sobre os animais da fauna amazônica. Contando com o apoio da CAPES, CNPQ e FAPEAM, o INCT teve sua primeira fase em 2009.

 

O coordenador do Adapta, Adalberto Luis Val, contou sobre a importância do evento para o campo científico: “O INCT Adapta é uma conjugação de esforços sem a qual não poderíamos avançar no entendimento das adaptações dos organismos da biota aquática aos seus ambientes. Para isso, discutir achados e desenhar os novos passos é de fundamental importância”, relatou.

 

 

A programação terá diversos painéis e mesas-redondas com os membros, nãos quais serão expostas as atividades de cada um dentro do INCT. Na oportunidade também serão tratadas as perspectivas de pesquisa dentro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Trataremos da imersão dos ODS nas diversas vertentes do projeto levantando quais metas poderão ser atendidas com as nossas ações”, explicou a coordenadora adjunta Vera Almeida-Val.

 

 

De acordo com site “Estratégia ODS”, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda da ONU sobre o desenvolvimento sustentável, com 17 objetivos e 160 metas a serem atingidos até 2030. Dentro delas, estão subdividas temas de cunho social, ambiental, institucional e econômico.

 

 

Segundo Adalberto Val, eventos como o Workshop trazem uma interação positiva para os estudos científicos. “Tempo em ciência é uma dimensão fundamental e preciosa. A ciência evolui a cada minuto e qualquer distúrbio nesse curso tem consequências desastrosas. No caso do Adapta isso não é diferente, desde o primeiro workshop, as informações produzidas ganharam dimensões novas e mais profundas”, destacou.

 

O evento será exclusivo para os membros do INCT, e acontecerá no Auditório da Ciência, campus I do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *