Projeto Museu na Floresta do Inpa está com inscrições abertas para curso de História Natural

2019HistoriaNaturalCuieirasINPA1

Curso é gratuito e será realizado na Base Alto Cuieiras do Inpa, localizada num conglomerado de áreas protegidas da Amazônia. Inaugurada em maio de 2018, a base é uma estação de campo voltada para pesquisas, atividades de turismo e educação científica

Da Redação – Inpa

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso História Natural do projeto Museu na Floresta, uma parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) com a Universidade de Quioto, com apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Gratuito, o curso oferece dezoito (18) vagas e será realizado de 25 de maio a 08 de junho, na base Alto Cuieiras do Inpa (a três horas de lancha rápida de Manaus).

Podem participar do curso estudantes de graduação, iniciantes de mestrado, comunitários ligados ao turismo ambiental e comunitário e estudantes ou profissionais da área de foto/vídeo sobre documentação de natureza. Para a programação, está previsto a participação de professores monitores de várias linhas do conhecimento como de aves, mamíferos, plantas e fungos, peixes, interações planta-animal, além de conhecimento em comunicação (Vídeo/imagem) e documentação da natureza.

Na primeira semana de curso, os alunos experimentarão todas as linhas temáticas apresentadas e na segunda semana desenvolverão projetos em grupo relacionados à linha escolhida. Os projetos apresentados deverão contribuir com produtos e propostas de atividades de turismo científico de natureza.

Os objetivos do curso são introduzir os ecossistemas amazônicos, a identificação de organismos, interações ecológicas e outros aspectos de história natural; construir com os alunos propostas de atividades científicas que possam ser implementadas como atividades educativas e de turismo científico; experimentar novas tecnologias para de coleta de dados biológicos; produzir informação sobre a biodiversidade da área.

Conforme a organização, não uma data limite para se inscrever, mas os interessados devem fazer logo a inscrição para que sigam no processo de seleção. Para se inscrever, acesse o formulário de inscrição aqui. Mais informações: museunafloresta@gmail.com

Serão professores do curso: Cristina Cox, Fernando Andriolli, Flávia Santana, Jansen Zuanon, José Gomes, Julia Simons, Kota Onizawa, Mario Cohn-Haft, Ramiro Melinski, Ricardo Perdiz, Rita Mesquita, Takakazu Yumoto, Tiago Pires eTsuneaki Yabe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *