Pesquisas científicas aplicadas em saúde são apresentadas em Seminário de Avaliação

Projetos foram coordenados por pesquisadores servidores do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz

Quase R$1 milhão foi investido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em pesquisas básicas aplicadas em saúde para geração de conhecimentos científicos, que possam contribuir com a melhoria da saúde da população Amazônica, por meio do Programa de Excelência em Pesquisa Básica e Aplicada em Saúde (Proep).

Os resultados de nove projetos científicos desenvolvidos no programa foram apresentados nesta sexta-feira (7), na sede Fapeam, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. O Proep foi realizado pela Fapeam em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ via o Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CpqLMD).

Para a gerente do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (DEAC) da Fapeam, Aline Lauria, os resultados dos projetos servirão de base para ações e programas, que podem contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde.

 O Proep foi realizado pela Fapeam em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ via o Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CpqLMD)


O Proep foi realizado pela Fapeam em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ via o Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CpqLMD)

“O objetivo do programa é facilitar o processo de diagnósticos de doenças endêmicas no Estado. Essas pesquisas impactam na sociedade contribuindo com melhoria no atendimento, por exemplo, nos postos de saúde, pois com mais conhecimento sobre a doença é possível utilizar os medicamentos mais eficazes para solução de doenças consideradas comuns no Amazonas”, contou.

Ainda conforme Aline, todos os projetos foram avaliados por consultores com amplo conhecimento nos projetos desenvolvidos.

Projetos

Entre os projetos apresentados durante o seminário está o da doutora em alimentos, Ani Beatriz Jackisch Matsuura, que realizou um estudo etio-epidemiológico e molecular dos dermatófitos, causadores de dermatofitoses em pessoas atendidas em serviços públicos de micologia de Manaus.

A dermatofitose é uma doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas.

Doutora em alimentos, Ani Beatriz Jackisch Matsuura, que realizou um estudo etio-epidemiológico e molecular dos dermatófitos, causadores de dermatofitoses em pessoas atendidas em serviços públicos de micologia de Manaus

A pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar possíveis fontes de infecção das dermatofitoses, e consequentemente, oferecer subsídios para a prevenção e controle desse problema de saúde pública.

Outro projeto apresentado foi do doutor em Biotecnologia, Luis André Morais Mariúba, sobre o desenvolvimento de um sensor eletrônico para detecção de malária, utilizando nanotubos de carbono.

 

TEXTO – Departamento de Difusão do Conhecimento- Decon/ Fapeam

O post Pesquisas científicas aplicadas em saúde são apresentadas em Seminário de Avaliação apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *