Aeronave rádio controlada cargueira é apresentada em estande da Fapeam

Com apoio da Fapeam, a aeronave é construída para participar da competição de AeroDesign promovida pela SAE Brasil

O público que visitou o estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na última quinta-feira (29), durante a 1ª Feira Polo Digital de Manaus, conheceu um projeto  que constrói aeronaves rádio controladas cargueiras para participarem da competição de AeroDesign, promovida pela SAE Brasil. O evento ocorreu de 27 a 29 de novembro, no Studio 5- Centro de Convenções, no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus.

O trabalho é desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) por meio do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado) da Fapeam, que visa fortalecer e ampliar a formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, além de apoiar, com recursos financeiros, a melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Estado.

WhatsApp Image 2018-11-29 at 16.45.34

Projeto é desenvolvido por estudantes da área de Engenharias da Universidade do Estado do Amazonas

 

Segundo o graduando do curso de Engenharia Mecânica da UEA, Yuri Leandro Silva, a elaboração da aeronave rádio controlada cargueira é desenvolvida com base na metodologia de um avião comercial.

A ideia é criar uma aeronave mais leve possível e que transporte uma maior quantidade de carga. O projeto é desenvolvido por estudantes da área de Engenharias, que criam desde  a concepção do avião até a construção do equipamento.

“Criamos a aeronave rádio controlada cargueira para participação das competições da SAE Brasil, que ocorrem geralmente entre outubro e novembro, na cidade São José dos Campos, em São Paulo. Esse ano ficamos em 5º lugar, com a nossa aeronave chamada ‘Caboquinha’, na categoria Classe Advanced” explicou.

WhatsApp Image 2018-11-29 at 14.43.32

Estudantes da UEA explicam a criação e como funciona a aeronave rádio controlada cargueira

 

Em 2017 a equipe ficou em 3º lugar, na categoria Classe Advanced, com a aeronave chamada de URT-17.

WhatsApp Image 2018-11-29 at 16.45.35

 

Texto – Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)/ Fapeam

O post Aeronave rádio controlada cargueira é apresentada em estande da Fapeam apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *