Encontro discute pesquisa operacional na região Norte

Evento traz minicursos, palestras e mesa redonda

Disseminar e identificar as novas abordagens de Pesquisa Operacional (PO) no âmbito regional através da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas regiões do país é a finalidade do 4º Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Norte. O evento realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começou nessa quinta-feira (8) e segue até o dia 9 de novembro.

O encontro é coordenado pela professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da UEA, Renata Onety. Ela explicou que o P.O é uma área que engloba tanto a parte de otimização quanto a parte de simulação de sistemas, ou seja, tem uma temática multidisciplinar que serve para pessoas de todas as áreas.

“Todo mundo quer otimizar tudo em qualquer área, aí que vamos aplicar o método, transformar os problemas  utilizando através de técnicas computacionais, para resolver os problemas das mais diversas áreas”, detalhou.

O encontro conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), que apoia a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas.

Para o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, os eventos científicos possibilitam a troca de conhecimento e experiências.  Sobre o evento, ele afirma que um dos compromissos da Fapeam é o de contribuir na formação de recursos humanos, por exemplo, por meio da capacitação de pessoal de alto nível, com bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado para incentivar o surgimento de novos especialistas.

“Precisamos de mais engenheiros na nossa região. Temos que inserir mais jovens nesse mercado. Para alavancar esse cenário, a Fapeam tem trabalhado com programas específicos que estimulam estudantes, da capital e do interior, a partir do 1º ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de Tecnologia da Inovação e Engenharias. Não existe desenvolvimento em lugar no mundo sem engenharia”, disse.

Palestra

Durante o evento foi realizada uma palestra sobre “Pesquisa Operacional”, ministrada pelo o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), Felipe Muller. Na ocasião, ele explicou que a aplicação da Pesquisa Operacional na região Norte encontra-se em expansão, apresentando inúmeras possibilidades na área de estudo e as problemáticas.

“Não existe nenhuma outra forma de trabalhar hoje sem usar a P.O. A gente já  vem divulgando essa ciência para as instituições que já aplicam a pesquisa operacional”, contou.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Afonso Costa,  o evento é uma oportunidade para apoiar a pesquisa operacional na região e mostrar que é algo viável que precisa ser implementado.  Para isso, o órgão trabalha em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio de ações de divulgação. “Estamos aqui para apoiar que isso seja realizado o mais rápido possível. O Crea-AM não medirá esforços para que isso seja possível”, afirmou.

Já o coordenador de Engenharia Naval da UEA, José Luiz Sansone, destacou como a pesquisa operacional pode contribuir com a área da Engenharia Naval no Estado, que tem tudo para entrar em expansão. Segundo o professor, uma das dificuldades enfrentadas no Amazonas é a logística, algo que é sentido principalmente pela população que reside no interior do Amazonas. A parceria com a pesquisa operacional é uma alternativa para mudar o cenário.

“Tem muita coisa que precisa ser feita para melhorar a logística. Por exemplo, as embarcações não têm um horário fixo para passar em determinada comunidade, porque é algo que não existe no interior. Uma pessoa dentro da comunidade precisa sinalizar para lancha parar. Estamos no caso sério em pleno século XXI e ainda não evoluímos nada com isso”, pontuou. Sobre o evento, ele disse que é importante promover ações que trazem discussões relacionadas à pesquisa operacional, inovações e atualizações para o segmento.

O post Encontro discute pesquisa operacional na região Norte apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *