Inpa lamenta com profundo pesar a morte do ex-diretor Warwick Estevam Kerr

NOTAPESARKERRINPA

NOTA DE PESAR

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) lamenta profundamente a morte do professor Dr. Warwick Estevam Kerr, de 96 anos, na manhã deste sábado (15), em Ribeirão Preto. Agrônomo e geneticista reconhecido internacionalmente, considerado uma das maiores autoridades mundiais em genética de abelhas, Kerr foi diretor do INPA por duas ocasiões (1975-1979 / 1999-2002).

Warwick Kerr deixa um legado tão importante para a ciência e formação de recursos humanos que a mais alta homenagem conferida pelo INPA, a Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr, leva o nome dele por suas inestimáveis contribuições à Pós-Graduação, atividade que muito estimulou em toda sua vida por acreditar na importância da educação e formação de recursos humanos de qualidade para a Amazônia.

Foi o Dr. Kerr, por exemplo, quem ajudou a trazer para o INPA vários dos seus atuais pesquisadores, incentivando e apoiando incondicionalmente a fundação de vários Programas de Pós-Graduação, como o PPG em Entomologia, Ecologia e Biologia de Água Doce durante sua primeira gestão no INPA, assim como o Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (PPG-GCBEv) em sua segunda gestão.

Seu empenho constante em prol da educação e ciência no Brasil é plenamente demonstrado pela sua brilhante carreira científica tendo atuado em remotas regiões brasileiras, como Maranhão e Amazonas, onde orientou inúmeros estudantes em nível de graduação e pós-graduação e contribuiu efetivamente para as FAPs estaduais.

Dr. Kerr sempre declarou um imenso apreço pela região amazônica, na qual morou por ocasião de suas duas gestões à frente do INPA, demonstrando satisfação e felicidade por nela estar e compromisso em fazer ciência aplicada à melhoria da qualidade de vida dos povos nativos. Deixa-nos hoje um grande exemplo profissional e um grande amigo. Que Deus o abençoe e o receba de braços abertos.

Na oportunidade, o INPA manifesta suas condolências à família e amigos do Dr. Kerr, um homem que deixa sua marca inconfundível de generosidade intelectual e de amor pela ciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *