Bate-papo com personalidades do esporte estimula comunidade a praticar atividades físicas

Pessoas de diversas áreas e setores do Instituto puderem acompanhar o bate-bato e ter orientação para uma vida mais saudável

 

Por Letícia Misna (texto e foto)– Inpa

 

Como parte da programação da IV Semana de Qualidade de Vida, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) promoveu um bate-papo com personalidades do esporte. O objetivo é estimular a comunidade a praticar atividades físicas regulares, aliadas a outros hábitos saudáveis.

 

Com tema Esporte e Lazer no Trabalho, a Semana seguirá com diversas atividades até o próximo sábado (18), quando acontecerá a final do Torneio de Futebol, na sede da Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa). Na tarde desta quinta-feira, no salão da biblioteca, serão realizados torneios de sinuca e tênis de mesa, massagem relaxante e quiropraxia. Na sede da Assinpa terá início o torneio de futebol.

 

Participaram do bate-papo, na última terça-feira (14), o jornalista e locutor esportivo Eduardo Monteiro de Paula, conhecido como Dudu; o responsável pelo programa Manaus + Saudável, Marcelo Agra Belota; e o educador físico e consultor esportivo da empresa de corrida de rua Endurance Sports, Erivelton Almeida.

 

De acordo com Erivelton Almeida, a prática da atividade física é essencial para qualquer ação que se pretende desenvolver. Ela melhora o desenvolvimento físico e aprimora o intelecto de quem a realiza. “A atividade proporciona uma melhora no desenvolvimento cardiorrespiratório, o que consequentemente melhora a circulação sanguínea, pela qual é transportado todoo oxigênio que o corpo precisa para ter uma maior eficácia no funcionamento dos órgãos, que, além de muitos outros benefícios, gera um sono mais tranquilo e uma atividade mental otimizada”, explicou. 

 

Para quem está interessado em começar uma vida de exercícios regulares, a dica fundamental dos palestrantes é primeiramente procurar um médico ou um especialista na área da educação física.“É importante acima de tudo de que você tenha conhecimento de como está a sua saúde, fazendo um check up, para que você tenha certeza de que você está bem. Tem muita gente que tem arritmia cardíaca, por exemplo, e não sabe, e em vez de fazer bem a atividade pode acabar causando um mal”, destacou Erivelton.

 

Outras dicas que os palestrantes deram foram usar roupas leves, em função do clima manauara; começar a atividade com caminhada, que é uma atividade barata e só precisa de um tênis; em seguida fazer o que você gosta, seja corrida, luta, dança, o importante é não desistir na primeira atividade e procurar até encontrar uma em que se encaixe. “Mais uma dica essencial é procurar um parceiro, um amigo, um companheiro de atividade para te estimular. O importante é sempre se movimentar”, orienta Belota.

 

A Semana de Qualidade de Vida é promovida pela Comissão do Programa de Qualidade de Vida do Inpa e conta com o apoio da Fipecq Vida e Assinpa. A finalidade é objetivo é promover ações de bem-estar que estimulem a comunidade do Inpa a exercer hábitos saudáveis para obter uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *