Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Inpa resgata tradicionais práticas esportivas

Promovida pela Comissão do Programa de Qualidade de Vida do Inpa, Semana terá EcoCaminhada e torneios de futebol, dominó, damas, cartas, sinuca e tênis de mesa

Da Redação – Ascom Inpa*

Fotos: Cimone Barros 

Com o tema “Esporte e Lazer no Trabalho”, a IV Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) pretende motivar o servidor e a comunidade sobre a importância de práticas esportivas para a melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do local de trabalho. Na Semana serão realizadas atividades, como a tradicional EcoCaminhada e torneios de futebol, dominó, damas, cartas, sinuca e tênis de mesa.

 

SemanaQV2018

 

O evento acontece de 11 a 18 de agosto no Instituto e na Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa). As inscrições acontecem a partir desta segunda-feira (30) até o dia 10/08. A Semana de Qualidade de Vida conta com o apoio da Fipecq Vida e da Assinpa.

A IV Semana faz parte do Programa de Qualidade de Vida (PQV), iniciado em março de 2014, com o objetivo de promover ações de bem-estar e que estimulem a comunidade do Inpa a exercer hábitos saudáveis para obter uma melhor qualidade de vida.

A presidente da comissão e coordenadora de gestão de pessoas, Carolina Maia, lembra que com o avanço da tecnologia, as facilidades para que não haja esforço físico na vida diária são muitas, levando muitos prejuízos à saúde de todos.

“A prática esportiva é imprescindível para se ter boa saúde, e, por isto, deve ser uma constante na vida de qualquer ser humano. A medicina já revelou que ela beneficia não só o corpo, mas também a mente, por meio da liberação de hormônios que ajudam a aliviar dores e ainda regulam as emoções”, destaca.

 

CarolinaMaiaCOGPEINPA

 

Segundo a presidente substituta da Comissão do PQV e técnica em Segurança do Trabalho, Pollyanne Simas, esta 4ª edição busca resgatar tradicionais práticas esportivas dos servidores. Anos atrás eram realizados torneios de futebol e muitos setores guardam até hoje seus troféus de campeões.

“Queremos mostrar à comunidade que não tem idade adequada para praticar esportes. E que atividades como o dominó e o jogo de damas ajudam a exercitar o cérebro e promovm um momento de distração com amigos, dentro do ambiente de trabalho e fora dele”, diz Simas.

EcoCaminhada

A programação da IV Semana de Qualidade de Vida, diferentemente das edições anteriores, será mais dinâmica, iniciando no sábado (11) com a tradicional EcoCaminhada, que em sua 4º edição contará com a presença e animação da equipe do projeto “Mexa-se” da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A concentração será às 7h30 próximo à portaria principal (Rua Bem-te-vi) e percorrerá as principais vias do Instituto: prédio COGPE, Capacitação, Programa Meu Médico, Restaurante, esquerda no sentido da entrada do peixe-boi, Portaria do Bosque, direita pela via externa (calçada da Rua Bem-te-vi), portaria principal, COATL, Diretoria, chegada na Praça da Bandeira.

 

EcoCaminhada17FotoCimoneBarros

 

Bate-Papo com personalidades do Esporte

A programação continua na terça-feira (14), às 14h no Auditório da Ciência, com um bate-papo com ilustres figuras do esporte, jornalista e locutor esportivo Eduardo Monteiro de Paula, o Dudu, como é conhecido, e precursor do programa “Manaus + Saudável” Marcelo Agra Belota.

O objetivo é motivar a comunidade à prática esportiva conhecendo os projetos dessas personalidades e suas experiências de vida.

 

Torneios

Na quarta e quinta-feira (15 e 16/08), às 14h, no Salão da Biblioteca, serão realizados torneios de dominó, damas, cartas, tênis de mesa, sinuca e futebol. Durante os torneios também será promovida uma tarde relaxante com massagem e aplicação de técnicas de quiropraxia com o terapeuta Dr. André Ricardo, massagista de personalidades como o lutador José Aldo.

Para os torneios, a inscrição funcionará da seguinte forma: dominó (dupla), damas (individual), cartas (dupla), tênis de mesa (individual), sinuca (individual) e futebol (time).

A abertura do torneio de futebol acontecerá na Assinpa, dia 15/08, às 16h. A final será no dia 18/08, a partir das 9h.

Inscrições

Para participar da EcoCaminhada e Torneios, os interessados podem se inscrever por meio do email do Programa Qualidade de Vida: listaCQV@inpa.gov.br, informar o nome e matrícula do servidor, ou amigos e parentes do servidor que queiram participar. Ou procurar diretamente a sala da Segurança do Trabalho, localizada ao lado dos Correios no horário das 9h às 12h.

No dia 11/08 o inscrito na EcoCaminhada deverá trazer uma fruta para compor a mesa de frutas ao final da caminhada, e ainda 1 Kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo, que será arrecadado para beneficiar os ribeirinhos da comunidade de Jatuarana no rio Mutuca, em apoio ao projeto solidário do apresentador do programa Pesca na Veia, André Martins, que também participará do evento.

Durante os torneios também serão arrecadados 1 Kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo.

Todas as atividades do evento são gratuitas, abertas à comunidade do Inpa, servidores, estudantes bolsistas, estagiários, prestadores de serviço, além de parentes e amigos de servidores.

Veja a programação

SemanaQV 2018 Banner Programação 01

*Com informações da Comissão do Programa de Qualidade de Vida do Inpa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *