Candidatos a diretor apresentam propostas de trabalho para quatro anos de gestão

Para escolha do novo diretor, Comitê de Busca vai elaborar uma lista tríplice dos candidatos que será encaminhada ao Ministro do MCTIC

 

Por Cimone Barros (texto e foto) - Ascom Inpa

 

Na presença de servidores, quatro dos cinco candidatos inscritos a diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) apresentaram os planos de trabalho e visão de futuro para a instituição. Feita por um comitê de busca (especialistas), a escolha dará origem a uma lista tríplice que será encaminhada ao Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab.

 

No auditório da Ciência, cada candidato teve meia hora para fazer sua apresentação pública, mas sem a presença dos concorrentes. Por ordem alfabética apresentaram-se os candidatos Antônia Maria Franco Pereira (Inpa), Carlos Cleomir de Souza Pinheiro (Inpa), Henrique dos Santos Pereira (Ufam) e Luiz Antonio Oliveira (Inpa). Silvio Vaz Júnior (Embrapa Agroenergia) não compareceu e foi eliminado do processo.

 

Após apresentação, teve um momento para reunião do Comitê de Busca com servidores, mas com pouca interação. O anseio da comunidade interna era dialogar e debater as propostas com os candidatos, o que não está previsto no edital lançado pelo Ministério.

 

Pela parte da tarde o processo de escolha para novo diretor do Inpa segue com as entrevistas individuais e a reunião privativa do Comitê de Busca. O novo gestor terá mandato de quatro anos e substituirá o diretor Luiz Renato de França.

 

Sanderson Alberto Leitao MCTIC Luiz Rentato de Franca INPA Foto Cimone Barros 1 

 

A missão do Comitê de Busca é identificar nomes na comunidade científica, já que todos os candidatos são professores/ pesquisadores de organizações públicas, que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o Inpa.

 

O comitê é formado pelos cientistas: Dr. Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), presidente; Dr. José Oswaldo Siqueira, do Instituto Tecnológico (ITV); Dr. Luiz Drude de Lacerda, da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e o professor Evaldo Ferreira Vilela, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O outro membro Dr. Elíbio Leopoldo Rech Filho, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está em compromissos oficiais no exterior.

O coordenador e o assessor da Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTIC, Sanderson Alberto Medeiros Leitão e Higor Thales, respectivamente, acompanham o processo por parte do Ministério.

 

Candidatos por ordem de apresentação

 

 Dra. Antônia Maria Franco Pereira (Inpa)

 

Antonia Franco INPA Candidata Foto Cimone Barros INPA 1

 

 Dr. Carlos Cleomir de Souza Pinheiro (Inpa)

Carlos Cleomir INPA candidato Foto Cimone Barros INPA

 

Dr. Henrique dos Santos Pereira (Ufam)

Henrique dos Santos Pereira UFAM candidato Foto Cimone Barros INPA 2

 

Dr. Luiz Antonio Oliveira (Inpa)

Luiz Antonio Oliveira candidato INPA Foto Cimone Barros 2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *