Projetos aprovados no PPSUS são apresentados no seminário Marco Zero

Atividade trata-se de um alinhamento estratégico com o objetivo de ter uma visão clara e ampla do projeto e quais os possíveis resultados esperados durante o estudo

Um total de 17 projetos aprovados no Programa Pesquisa para SUS: Gestão em Saúde, edital N° 001/2017, estão sendo apresentados durante o seminário Marco Zero, que ocorre na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no bairro Flores, nos dias 5 e 6 de julho.

A atividade, inédita nos programas desenvolvidos pela Fapeam, tem a proposta de apresentar os projetos contemplados nesta edição do PPSUS. A apresentação é feita pelo proponente da pesquisa que irá detalhar o objetivo do estudo e como pretende executá-la durante a vigência do projeto.

018

Atividade, inédita nos programas desenvolvidos pela Fapeam, tem a proposta de apresentar os projetos contemplados nesta edição do PPSUS

 

Esta edição do PPSUS conta com investimento de R$2,9 milhões com o objetivo de financiar projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Amazonas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da CT&I local.

Segundo o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, a ação é  um alinhamento estratégico, no qual se tem a oportunidade de ter uma visão clara, ainda no início do projeto, do que será feito durante a pesquisa científica e quais os possíveis resultados que se pode esperar do estudo.

016

PPSUS conta com investimento de R$2,9 milhões com o objetivo de financiar projetos de pesquisa na área da saúde no Amazonas

 

Outro ponto que Reis destacou é que o seminário será avaliado por consultores externos, que inicialmente avaliaram as propostas da chamada pública do programa.  Segundo ele, esta também é uma oportunidade dos consultores terem uma melhor visão  da Amazônia e das peculiaridades.

“É um alinhamento fundamental para que tenhamos um feedback positivo no programa. Os consultores irão fazer as observações que consideram pertinentes para que os projetos tenham os melhores resultados possíveis”, explicou.

O diretor disse ainda que a ideia do seminário no início dos projetos é algo que está sendo analisado pela Fundação e que a tendência é que seja algo realizado em outros programas da Fapeam também.

“É uma espécie de prévia com o objetivo de entender o que o pesquisador quer fazer. A apresentação facilita esse entendimento, pois eu posso ler e entender de uma forma, que não é aquela que o pesquisador está pensando ou escreveu no projeto”, contou.

PPSUS

O PPSUS é desenvolvido pelo Governo do Amazonas por meio da Fapeam e Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Amazonas (Susam), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Texto– Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)/ Fapeam

 

 

 

O post Projetos aprovados no PPSUS são apresentados no seminário Marco Zero apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *