Confap e CNPq lançam chamada para integrar pesquisadores brasileiros a projetos do Conselho Europeu de Pesquisa

Fapeam está entre as Fundações de Amparo à Pesquisa participantes da chamada hamada pública ERC – CONFAP – CNPq

 Pesquisadores brasileiros em nível pós-doutoral podem concorrer à chamada pública ERC – CONFAP – CNPq para seleção com a finalidade de integrar equipes com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está entre as FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) participantes da chamada. Os pesquisadores precisar estar vinculados a instituições de ensino e pesquisa do País, sendo que o prazo para o envio das propostas encerra no dia 31 de agosto.

De iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a chamada pública foi viabilizada  por meio do acordo assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e incluiu o CNPq por meio do arranjo administrativo  assinado em maio deste ano.

Além da Fapeam,  as FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa) dos Estados de Alagoas (Fapeal), Amapá (Fapeap), Bahia (Fapesb), Distrito Federal (FAPDF), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Piauí (Fapepi), Rio Grande do Sul (Fapergs), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Sergipe (Fapitec) e Tocantins (Fapt) também participam da seleção pelo Confap.

banner_confap_cnpq

Os projetos disponíveis a receberem pesquisadores nacionais são das seguintes áreas: Biologia e Bioquímica estrutural e molecular; Genética, genômica, bioinformática e biologia sistêmica; Biologia celular e desenvolvimental; Fisiologia, patofisiologia e endocrinologia; Neurociências e desordens neurais; Imunidade e infecção; Ferramentas de diagnóstico, terapias e saúde pública; Biologia evolucionária, populacional e ambiental;  Ciências aplicadas à vida e biotecnologia não-médica; Matemática; Constituição fundamental da matéria; Física de matéria condensada; Ciências da químico-física e química analítica; Química sintética e materiais; Ciência da Computação e informática; Engenharia de sistemas e de comunicações; Engenharia de produtos e processos; Ciências do universo; Ciência do sistema terrestre; Mercados, indivíduos e instituições; Instituições, valores, crenças e comportamento; Meio ambiente, espaço e população; A mente humana e sua complexidade;. Culturas e produção cultural; Estudo do passado humano e Sinergia.

Interessados devem se cadastrar na plataforma do Confap ((http://www.confap.org.br/news/ercform/public/login) para ter acesso à lista dos projetos, com suas respectivas descrições, fomentados pelo ERC aptos a receber pesquisadores brasileiros. Neste mesmo ambiente, estão disponibilizados os contatos dos pesquisadores desses projetos. Segundo informações do Confap, feito isso, o pesquisador do Brasil deverá entrar em contato com o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC e acordar sua participação.

Para formalização, o  pesquisador brasileiro precisará receber do pesquisador principal do ERC e de sua instituição de destino cartas de aceite, as quais serão anexadas ao processo de submissão da proposta na plataforma do Confap, juntamente com outros documentos listados como obrigatórios. A previsão é que os projetos aprovados tenham início ainda no segundo semestre deste ano. As FAPs e o CNPq viabilizarão as despesas de viagem. Os selecionados receberão suporte dos projetos ERC e o fomento poderá ser negociado e definido entre os Pesquisadores Principais (ERC Grantees) e os pesquisadores brasileiros. Para outros esclarecimentos, o Confap disponibilizou o email: confap.erc.ia@gmail.com

 

Departamento de Difusão do Conhecimento- Decon

 

O post Confap e CNPq lançam chamada para integrar pesquisadores brasileiros a projetos do Conselho Europeu de Pesquisa apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *