Livro infantil que permite interação entre o leitor e os personagens é lançado no Inpa

“Acreditamos que o livro não pode ficar preso nas estantes. Normalmente, os livros são lançados nas livrarias e nós estamos lançando a obra em vários lugares, porque achamos que o livro tem que ir até o leitor”, conta a autora Monica Maia.

Texto e foto de Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

 

Um livro interativo e de pura imaginação. Assim é “Zumm...o planeta Terra é muito distante daqui”, livro infantil apresentado pelo grupo de teatro Menestréis Contadores de História, na manhã desta quarta-feira (25), no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). A obra permite que o leitor possa desenhar os personagens do jeito que quiser. Lançado no dia 7 de abril, no Rio de Janeiro, agora está sendo levado para outros estados. Nesta sexta-feira (27) será lançado na Livraria Leitura, no Amazonas Shopping.

 

SiteLivroélançadonoInpaFotoLucietePedrosaAscomInpa

 

De acordo coma jornalista Monica Maia, autora do livro, as páginas de Zummm.... estão abertas ao sentir as palavras e as ilustrações, que convidam o leitor a ir a lugares muito distantes, a escrever livremente e a pegar em lápis de qualquer cor.

 

“Acreditamos que o livro não pode ficar preso nas estantes. Normalmente, os livros são lançados nas livrarias e nós estamos lançando a obra em vários lugares, porque achamos que o livro tem que ir até o leitor”, conta Maia, que é autora juntamente com a arquiteta e ilustradora Rossana Estrella.

 

SiteOsmenestreisencenamhistóriadeZummmFotoLucietePedrosaascomInpa

 

O livro foi apresentado no Inpa com a encenação teatral dos Menestréis Contadores de História (Grupo de Teatro de Socorro Andrade). A performance do grupo foi uma mistura lúdica de ciência e arte.

 

A autora explica que o “Zumm...” é uma ficção, uma narrativa e uma prosa poética. “O Zumm conta uma história com vários personagens e vários cenários. Então, você tem a sensação de que são várias histórias”, diz Maia. “No Zumm têm vários conceitos científicos básicos e a criança de uma maneira divertida vai aprendendo que somos energia, e que um dia quem sabe podemos nos teletransportar com o Zummm”, destaca.

Movimento literário

 

“Zummm...” é o primeiro livro do Parangolé Literário, movimento inspirado pelo artista plástico Hélio Oiticica, que ganhou destaque com apresentações que envolviam a arte interativa de panos e cores em movimentos. É também o primeiro livro destinado às crianças de 5 aos 11 anos a ter um consultor científico no projeto, o matemático Mauricio Kritz.

 

Programação

 

A apresentação faz parte da programação especial de comemoração dos 23 anos do Bosque da Ciência (completados no dia 1º de abril). O local é um espaço de visitação pública do Inpa, instituto que é referência mundial nos estudos da biodiversidade e dos ecossistemas amazônicos. A programação prossegue até neste domingo (29) com diversas atividades como pegada hídrica, atividades de pintura, charadas, vídeos educativos, visitas guiadas – plantas do bosque (nesta quinta-feira, das 10h às 11h30), além da 1ª edição do ano do projeto Circuito da Ciência (nesta sexta-feira).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *