Fiocruz Amazônia recepciona nova turma do PPGBIO-Interação

Depois da abertura do ano letivo do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia), iniciam as aulas da nova turma do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biologia da lnteração Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-Interação).

A primeira disciplina será “Seminários I”, a ser coordenada pelo professor Sérgio Luiz Bessa Luz, ofertada no dia 16/3. A primeira palestra fará parte da programação do Centro de Estudos da Instituição.

Nesta quarta-feira, 7/3, os alunos participaram de uma recepção realizada pela coordenação do curso, onde foram apresentados o regulamento do ensino, regimento do PPGBIO-Interação, manual do aluno e calendário acadêmico. Os programas, cursos e atividades de ensino desenvolvidos pela Fiocruz Amazônia têm por finalidade: Qualificar profissionais para funções especializadas nos campos das ciências e tecnologias em saúde, necessários à sociedade.

Esta é a segunda turma do mestrado PPGBIO-Interação, o curso tem como essência a dinâmica de transmissão das doenças e as interações moleculares e celulares da relação patógeno-hospedeiro no âmbito da maior biodiversidade mundial.

Stefanie Lopes, coordenadora do curso. (Fotos: Eduardo Gomes/ ILMD – Fiocruz Amazônia)

Compõem o corpo docente permanente do curso os pesquisadores doutores, Cláudia Maria Rios Velasquez, Felipe Arley Costa Pessoa, Felipe Gomes Naveca, James Lee Crainey, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, Patricia Puccineli Orlandi, Paulo Afonso Nogueira, Priscila Aquino, Pritesh Jaychand Lalwani, Sério Luiz Bessa Luz, Stefanie Costa Pinto Lopes, Ana Carolina Vicente e Wuelton Marcelo Monteiro.

SOBRE O PPGBIO-INTERAÇÃO

O PPGBIO-Interação se enquadra na grande área em Parasitologia devido a pesquisa e ensino terem ênfase na ecoepidemiologia e biodiversidade de micro-organismos e vetores; fatores de virulência, mecanismos fisiopatológicos e imunológicos associados na interação parasito-hospedeiro.

O programa está dividido nas seguintes linhas de pesquisa: Eco-epidemiologia das doenças transmissíveis, e Bioquímica, biologia celular e molecular de patógenos e seus vetores.

Para mais informações sobre o PPGBIO-Interação, clique.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes.
Fotos: Eduardo Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *