Propostas submetidas no PAREV são analisadas pela Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa da Fapeam

Programa apoia à realização de eventos científicos e tecnológicos no Amazonas. A previsão é que o resultado seja divulgado ainda neste mês

As propostas submetidas na primeira chamada do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV), edital N°005/2017, foram analisadas na manhã desta quarta-feira (6), pela Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).  No total 35 propostas foram submetidas ao PAREV. A previsão é que o resultado com as propostas aprovadas no programa seja divulgado ainda no mês de dezembro.

O programa conta com um investimento da ordem de R$1,2 milhão para apoiar, em duas chamadas públicas, a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas. A primeira chamada do PAREV, conta com um investimento de R$450 mil e, contempla eventos que ocorrerão de março a junho de 2018.

Segundo o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Luiz Reis, o programa possibilita o intercâmbio com as instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, o que gera oportunidade à comunidade científica amazonense por meio da participação em eventos importantes dentro de suas respectivas áreas.

“Quase todas as áreas foram contempladas com propostas de atração de eventos científicos. Isso faz com que possamos trazer pesquisadores de outros Estados para disseminar ainda mais o conhecimento no Amazonas e oportunizar para alunos e professores da região o acesso as informações sobre o campo da pesquisa e cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação”, informou.

Reis ressaltou que todas as propostas submetidas ao PAREV estão em avaliação por membros da Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa de forma imparcial, que não tenham nenhum tipo de conflito ou ligação com as propostas apresentadas.

Para os membros da Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa o PAREV é um programa importante que possibilita a realização de eventos de cunho científicos na capital e no interior do Amazonas. Além disso, ressaltaram que o programa é uma forma de mostrar para comunidade científica e para população local que o Estado do Amazonas também desenvolve pesquisas impactantes que são publicadas em revistas científicas e que trazem benefícios à população.

2ª Chamada do PAREV

A Fapeam recebe até o dia 19 de fevereiro de 2018 as propostas dos interessados em submeter projeto na segunda chamada do PAREV. Esta chamada é para apoiar a realização de eventos de cunho científico e tecnológico ocorrentes no período de julho a dezembro de 2018.

Os eventos devem estar relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Um dos requisitos para participar do edital é ter vínculo empregatício com instituição de pesquisa e ensino superior, centros de pesquisas, órgãos públicos sediados ou com unidade permanente no Amazonas, a partir de agora denominados instituição executora do evento e ter título de doutor.

Segundo o edital, a publicação com os resultados das propostas serão divulgadas em março 2018.

Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa

 A Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa é formada por 35 membros de diferentes áreas do conhecimento. Os membros não têm vínculo empregatício com a Fapeam, sendo suas funções não remuneradas e consideradas prestação de serviço público relevante ao Estado do Amazonas.

 Entre as funções da Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa está o de analisar o mérito científico e técnico dos pleitos de fomento, apoio e incentivos formulados à Fapeam. Para isso é necessário avaliar a execução quanto aos aspectos técnico-científicos dos projetos que tenham recebido apoio financeiro da Fapeam, propor medidas que auxiliem a instituição no cumprimento de seus programas e finalidades e exercer outras atividades compatíveis com os objetivos da Fapeam que lhe sejam designadas pelo conselho superior ou pela diretoria técnico-científica.

para-colocar-como-destaque---matéria-camara

Para acessar a 2ª chamada do PAREV CLIQUE AQUI

O post Propostas submetidas no PAREV são analisadas pela Câmara de Assessoramento Científico-Pesquisa da Fapeam apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *