Membros do Conselho Superior da Fapeam são empossados

Solenidade de posse dos membros para o biênio 2017-2019 ocorreu em conjunto com a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, na manhã desta quinta-feira (23/11), a  Reunião Ordinária do Conselho Superior da Fapeam e a solenidade de posse dos 10 membros para o biênio 2017/2019. A solenidade ocorreu na sede da instituição, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. O Conselho Superior da Fapeam tem como principal finalidade a perfeita funcionalidade da Fapeam, o amparo à pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e ações de apoio à inovação no Estado do Amazonas.

O Secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Dr. Estevão Monteiro de Paula, assumiu o posto de presidente do Conselho Superior da Fapeam. Os demais membros são: Adalberto Luís Val (Inpa); Arlindo Pires Lopes (UEA); Celso Paulo de Azevedo (Embrapa); José Pinheiro de Queiroz Neto (Ifam); Maria das Graças Costa Alecrim (FMT-HVD); Muni Lourenço Silva Júnior (Faea); Spartaco Astolfi Filho (Ufam); Vicente de Paulo Queiroz Nogueira (UEA); e Wilson Luis Buzato Périco (Cieam).

foto_internaA Solenidade de posse dos membros para o biênio 2017-2019 ocorreu em conjunto com a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior

 

As funções dos membros do Conselho Superior não serão renumeradas, sendo consideradas como prestação de serviço público relevante ao Estado do Amazonas. O presidente do Conselho Superior da Fapeam e também secretário da Seplancti, Estevão Monteiro de Paula, deu as boas vindas aos novos membros e falou sobre o importante trabalho desempenhado pelo Conselho Superior. “Trata-se de um conselho de trabalho formado para debater e orientar as importantes missões da Fapeam”, disse.

O diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, destacou que os membros do Conselho Superior são pessoas extremamente qualificadas e renomadas, que desenvolvem trabalho de extrema relevância nas ações da Fapeam. Durante a reunião ordinária, Levy falou sobre algumas das mudanças implementadas de 2015 até 2017, destacando a alteração feita na legislação da Fapeam, adequando-a ao novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado no início de 2016.

“No mesmo ano, iniciou estudos para incluir tópicos que pudessem ter interesses à comunidade científica e ao Governo do Estado, inclusive com instituição do Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, contou.

Outro assunto mencionado foi o Sinapse da Inovação, lançado em 2015. O programa é fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas, via Fapeam, com a Fundação Centro de Referência em Tecnologia Inovadora (Certi), que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso e, assim, fortalecer o empreendedorismo e o cenário inovador e econômico no Amazonas. Segundo Levy, o programa contou com quase de 1,2 mil projetos submetidos ao edital. Desse número 40 foram aprovados e vários estão em fase de encerramento.

O diretor-presidente da Fapeam também disse que novos editais foram elaborados pela instituição e devem ser lançados em breve. Antecipou, ainda, algumas informações de programa que inclui a concessão de recursos para áreas prioritárias do Estado.

Na área da saúde também há previsão de ser lançado um programa específico para a Saúde que, a exemplo do outro, prevê a participação da iniciativa privada e instituições de fora do Estado. E também o Indústria 4.0 que deverá ser realizado em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

foto-capaConselho Superior da Fapeam tem como principal finalidade a perfeita funcionalidade da Fapeam, o amparo à pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e ações de apoio à inovação no Estado do Amazonas

Membros empossados

Durante a reunião ordinária, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, avaliou de forma positiva os programas desenvolvidos pela Fapeam. “Agradeço a Fapeam pelo trabalho desempenhando e atenção dada por meio de programas que permitem o reconhecimento e a importância de escutar as demandas do setor produtivo”, disse Lourenço.

O coordenador geral do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte e Prof. Dr. da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Spartaco Astolfi Filho, destacou que apesar do cenário econômico desfavorável que o Estado enfrenta, atualmente, fica feliz em saber que a Fapeam continua realizando ações destinadas a subvenção econômica como, por exemplo, o edital do Pappe Integração, lançado no mês de novembro em parceria com a Finep, e trazendo perspectivas que impulsionam o cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. “Eu queria aproveitar este momento para parabenizar a Fapeam e, como pesquisador, dizer que me sinto muito seguro em relação ao trabalho da instituição”, enalteceu.

A pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Dra. Maria das Graças Costa Alecrim, agradeceu à instituição por todo o trabalho desempenhando ao longo de seus quase 15 anos de fundação. “Temos muito a agradecer a Fapeam, pois durante toda nossa vida de pesquisa, desde a criação da Fapeam, sempre tivemos parcerias. Apesar da dificuldade financeira, que o Estado enfrenta, nunca deixamos de ter essa parceria com a instituição, com bolsas de iniciação científica, pesquisador sênior, mestrado e doutorado. Recentemente, inauguramos um prédio onde funcionará um instituto de pesquisa e laboratório de malária. Essa construção contou com a ajuda, incondicional, da Fapeam”, disse Maria das Graças.

IMG_2764-EDITADA1Durante a reunião, diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar; secretário da Seplancti, Estevão Monteiro de Paula; e diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis

Escolha dos membros

Quatros membros foram livremente escolhidos pelo Governador do Estado entre cidadãos de ilibada reputação e de reconhecido saber científico e tecnológico ou experiência em administração de empresa de base tecnológica.

Dois membros foram escolhidos entre doutores, integrantes dos quadros de instituições de pesquisa e/ou ensino superior, criadas e mantidas pelo Estado do Amazonas, indicados em lista de tríplice ao Governo do Estado.

Quatros membros foram escolhidos entre doutores, integrantes dos quadros de instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, com sede ou unidade de atuação permanente no Estado do Amazonas indicados em lista tríplice ao Governador do Estado.

 

Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)

Fotos- Decon

 

 

O post Membros do Conselho Superior da Fapeam são empossados apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *