Curso internacional sobre malária acontece em dezembro

Importantes nomes do campo da pesquisa em malária estarão reunidos no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 15 de dezembro, durante o International Course Experimental Models in Malaria: biology, vaccines and pathogenesis. Promovido pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a atividade será realizada no auditório do Maria Deane, no Pavilhão Leônidas Deane, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – RJ).

Os cientistas internacionais são Rogerio Amino, do Instituto Pasteur, e Georges Snounou, da Universidade Pierre e Marie Curie, ambos de Paris, na França. Dentre os especialistas nacionais estão nomes como Claudio Ribeiro, Flavia Gomes, Flávio Lara, Paulo Totino e Hugo Caire, do IOC/Fiocruz, Helder Nakaya, Maria Regina D’Imperio, Sabrina Epiphanio e Daniel Bargieri, da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Berbet e Marcia Andrade, do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), além de Francisco Alves e Karen Oliveira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Carolina Horta Andrade, da Universidade de Campinas (Unicamp). O curso está sob coordenação dos pesquisadores Josué Lima Junior e Leonardo Carvalho, do IOC, e Fábio Trindade Maranhão Costa, da Unicamp, que também integram a programação.

Os interessados em participar têm até o dia 19/11 para realizar a inscrição. Alunos de pós-graduação, pós-doutorandos e jovens pesquisadores podem concorrer a uma das 25 vagas. Os candidatos serão selecionados a partir de uma carta de apresentação e uma declaração de anuência do orientador. A carta de apresentação deve ser enviada para o e-mail experimentalmodels.malaria@gmail.com e conter as seguintes informações: nome completo do candidato; nome do orientador; curso de mestrado ou doutorado; instituição; título do projeto de pesquisa; e as motivações para a candidatura ao curso. N&atil de;o há previsão de custeio de deslocamento e estadia para candidatos de fora da cidade do Rio de Janeiro. Todas as aulas serão ministradas no idioma inglês.

Confira a programação

Por: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *