III Semana de Qualidade de Vida do Inpa debate assédio moral no ambiente de trabalho

A atração cultural será comandada pelo grupo musical Violonata da Ufam. O evento, que é aberto ao público, teve início na última segunda-feira (8) e prossegue até o próximo sábado (13) com a EcoCaminhada, pela manhã, num percurso de 2,5 quilômetros na área do Bosque da Ciência  

Da Redação – Ascom Inpa

Como parte da programação da III Semana de Qualidade Vida dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o tema a ser debatido na tarde desta terça-feira (9), no Auditório do Bosque da Ciência, será o assédio moral nas relações de trabalho. Antes da palestra, os participantes terão um momento de descontração com o grupo musical Violonata com apresentação de músicas internacionais, brasileiras e regionais.

A apresentação do grupo de quatro vozes do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está programada para as 14h30, no Auditório do Bosque da Ciência. O grupo é formado por acadêmicos do curso de música da Universidade e por demais violonistas não-alunos. É coordenado pelo professor Renato Brandão e auxiliado pelo professor Robert Ruan.

O evento, que é aberto ao público, teve início na última segunda-feira (8) e prossegue até o próximo sábado (13) com a EcoCaminhada, pela manhã, num percurso de 2,5 quilômetros na área do Bosque da Ciência. Os interessados em participar da EcoCaminhada podem se inscrever até esta quarta-feira (10) pelo link  https://www.doity.com.br/iii-semana-de-qualidade-de-vida-do-inpa. As inscrições são gratuitas.

 

QualidadedevidaFoto KaremCanto

 

O diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, participou da abertura da Semana e ressaltou a importância dos servidores participarem do evento que trata de assuntos que visam o bem-estar no ambiente de trabalho. A palestra de abertura tratou sobre a Comissão de Ética do Inpa e fpo proferida pela presidente da Comissão, a pesquisadora Ana Rosa Tundis Vital Trigo. 

A III Semana faz parte do Programa Qualidade de Vida (PQV). Iniciado em março de 2014, o programa busca promover ações de bem-estar e que estimulem a comunidade do Inpa a exercer hábitos saudáveis a fim de obter uma melhor qualidade de vida. 

Nesta terça-feira (9), a psicóloga do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Keila Silva apresentará os aspectos que mostram o que é e o que não é assédio moral e também as possibilidades de intervenção, como a clínica do trabalho, método utilizado na pesquisa com professores universitários em Manaus. 

Durante o intervalo haverá sorteio de brindes e ao final da palestra será servido coffee break para os participantes da III Semana de Qualidade de Vida.

Na quarta-feira (10), estão programadas as palestras “Benefícios da atividade física”, pelo educador físico Ítalo Figueiredo da Academia EcoTraining (15h), e “Como se alimentar bem fora de casa”, que será feita pela pesquisadora do Inpa e nutricionista Dionísia Nagahama (16h).

Já na quinta-feira (11) acontece a oficina “Tecnologia do pescado” com o Dr. Nilson Carvalho (8h); “Conhecimento sobre o poder mental: em busca de uma vida mais saudável e produtiva” com o pesquisador Luiz Antonio Oliveira (8h); e EcoGastronomia: comer bem sem gastar muito. O bom, limpo e justo” com a Dra. Dionisia Nagahama (14h).   

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *