Secretários municipais de saúde do AM discutem Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ

Encerra nesta sexta-feira, 24/3, o V Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas e Acolhimento aos Gestores Municipais do Estado do Amazonas. O evento é realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), e iniciou no último dia 21, no Amazônia Golf Resort, no Rio Preto da Eva (AM). O tema desta edição é “Acolhimento aos novos gestores de Saúde: em busca de alternativas sustentáveis para o SUS”.

A programação do último dia de evento acontece de 8h às 11h e gira em torno da discussão sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). Nesta ocasião será debatido o processo de avaliação externa com foco na percepção das instituições avaliadoras, bem como serão discutidas também as mudanças no 3º. Ciclo do PMAQ, o papel e a importância da autoavaliação no processo de melhoria dos serviços de Atenção Básica com foco na Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade (AMAQ) Virtual e na implementação da Matriz de Intervenção.

A plenária será coordenada por Daniel de Sales Barroso, do Cosems, e terá como expositores a enfermeira Larissa Minelvino (gerente do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas –Dabe/Susam, Maria Luiza Garnelo (vice-diretora de Ensino, Comunicação e Informação do ILMD/Fiocruz Amazônia), e Esron Soares Rocha (professor da Universidade Federal do Amazonas).

SOBRE O COSEMS

O Conselho é uma entidade que representa os interesses das secretarias municipais de saúde e tem como membros-efetivos secretários de saúde.

Sua missão é fortalecer e representar o conjunto das secretarias municipais de saúde, objetivando a autonomia e intercâmbio dos municípios, bem como lutar pelos interesses coletivos e participar da formulação das políticas públicas de saúde, a fim de efetivar a consolidação do SUS e melhorar a saúde da população do estado do Amazonas.

Durante o V Congresso, o atual secretário de saúde do município de Manaquiri, Januário Neto, foi reeleito para presidir a instituição, no biênio 2017/2019.

Para mais informações sobre o Cosems-AM clique.

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas

Foto: Cosems-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *