Estão abertas as inscrições para curso sobre coagulograma

Estão abertas as inscrições para o curso Coagulograma – Diagnóstico Laboratorial dos Distúrbios Hemorrágicos. O curso, de curta duração, é voltado a acadêmicos e profissionais da área de saúde e é promovido pela Fundação de Apoio ao Hemoam Sangue Nativo. A programação será realizada no período de 13 a 16 de junho, em duas etapas: [...]



(RSS generated with FetchRss)

Cultura do Amazonas em destaque na França

Caprichoso e Garantido são protagonistas em evento mundial realizado em Paris O Governo do Amazonas está presente na 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização Internacional de Saúde Animal, que ocorreu na noite (tarde no Brasil) desta segunda-feira (21) em Paris, na França. Por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o Governo [...]



(RSS generated with FetchRss)

Fapeam participa de reunião com o comitê do AMAS

1° Congresso de Gestão da Amazonas debate sobre Inovação, Sustentabilidade e Governança Há pouco mais de três meses para o Amazonian Management Symposium (AMAS), 1°Congresso de Gestão da Amazônia, o comitê organizador promoveu uma reunião, na manhã desta segunda-feira (21), na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com as instituições parcerias. O objetivo foi  discutir [...]



(RSS generated with FetchRss)

Segurança é reforçada no sistema prisional durante o final de semana de visitas

  As ações de vistoria e fiscalização no sistema prisional da capital foram reforçadas a partir do último final de semana, 19 e 20 de maio, com o retorno da “Operação Cerberus”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia [...]



(RSS generated with FetchRss)

Ipaam encerra Operação Jaracatuma RDS do rio Uatumã

Fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Batalhão de Policiamento Ambiental encerraram, no sábado (19/05), a Operação de Fiscalização Jaracatuma. O trabalho teve início dia 14 deste mês na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, localizada no município de São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus). De acordo [...]



(RSS generated with FetchRss)

Inpa abre inscrições para o curso de formação básica em entomologia na Amazônia

O curso acontecerá de 17 a 28 de setembro e são oferecidas 30 vagas para participantes (palestras e minicursos) e 90 vagas para ouvintes

 

Da Redação - Ascom Inpa

Foto: Cimone Barros - Ascom Inpa

 

Estão abertas até o dia 1º de junho as inscrições para o II Curso de Entomologia na Amazônia (Ceam), que acontecerá em setembro de 2018. Idealizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o objetivo do curso é fornecer formação básica para graduandos de Ciências Biológicas e áreas correlatas com interesse no estudo de artrópodes e, principalmente, de insetos.

 

O curso será realizado de 17 a 28 de setembro com palestras, saída de campo para a Reserva Ducke e minicursos. No último dia do evento haverá uma oficina sobre fundamentos de fotografia digital para natureza e um concurso de fotos. São oferecidas 30 vagas para participantes (palestras e minicursos) e 90 vagas para ouvintes.

 

Este curso é o terceiro do tipo realizado no Brasil, porém, o único voltado para a fauna de insetos da região Amazônia. A primeira edição do Ceam foi realizada em 2017 e contou com a participação de alunos de graduação de todas as regiões do país, três deles aprovados na seleção de 2018 de pós-graduação (mestrado) em Entomologia do Inpa.  

 

bannerIICEAMportal

 

As palestras acontecerão no período de 17 a 21 de setembro (manhã e tarde), no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência do Inpa, localizado na Rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Já os minicursos serão realizados de 21 a 25 de setembro (manhã e tarde), no laboratório de aula prática do PPG Entomologia, situado no Campus 2 do Inpa.

 

De acordo com a programação, o II Ceam contemplará o estudo de artrópodes em suas várias interfaces, desde a taxonomia, sistemática, biogeografia, ecologia e biologia até áreas mais aplicadas como o controle biológico, entomologia agrícola e a importância dos insetos como modelos nas diversas áreas do saber biológico.

 

Os insetos são o grupo mais diverso do planeta tendo uma grande importância não só para os sistemas ecológicos como também para o homem em função de sua importância médica (como vetores de doenças) e também agrícola (como pragas e controladores de pragas).

 

“Apesar disso, a quantidade de pesquisadores que atuam na área ainda é pequena se comparada a mais de um milhão de espécies já descritas de insetos”, diz o coordenador do curso, o pesquisador José Albertino Rafael. “E curso como este são uma forma de atrair cada vez mais estudantes a serem futuros entomólogos”, destaca.

 

I CEAM Foto Cimone Barros 2017 INPA 5

 

Mais informações sobre o curso, programação e como fazer as inscrições podem ser obtidas no site do II Ceam, no endereço http://inpaceam.wixsite.com/iiceam.

 

A organização do curso é composta pelas mestrandas da pós-graduação que trabalham com diversos grupos de insetos: Thaís Melo de Almeida, Sheila Pereira de Lima e Walkyria Ramos, além dos biólogos Emerson Merkel, Paula Jéssica e Raline Aparecida.

Inpa recebe a 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia

Realizado pelo Arranjo Amoci, o evento terá alcance internacional em 2018 com a participação de atores regionais, nacionais e internacionais, referências nas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo einovação

 

Da Redação – AscomInpa

Banners: Flávio Rosas - Amoci

 

Com a proposta de abordar as interações entre quem faz ciência e quem capta os resultados obtidos pelas pesquisas para transformar em novos investimentos no país, acontece nos dias 7 e 8 de junho a 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores. O evento será realizado no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

 

O evento é promovido e organizado pelo Arranjo do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Amoci). Com sede no Inpa, o Amoci é composto por 23 Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) distribuídas no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

 

“Nosso objetivo com a Conferência é capacitar os integrantes do Arranjo na cultura e na prática da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, empreendedorismo e inovação no âmbito das instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Amazônia”, disse a coordenadora do Arranjo Amoci, a economista com mestrado em propriedade intelectual e inovação Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa.

 

O evento é gratuito e será realizado em horário integral. Também haverá a entrega de certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas no link: goo.gl/nZ7y34

 

 

BannerAmociPortalINPA

 

A Conferência contará com a presença do presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Dr. Luiz Otávio Pimentel, que fará a palestra magna, no dia 7 de junho, às 9h,com o tema “Panorama do uso de instrumentos de Propriedade Industrial para fomentar a inovação no Brasil”.

 

De acordo com a programação, nas palestras e painéis serão apresentados diversos temas, dentre eles as ferramentas para atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica: as novidades do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação - regulamentado em fevereiro deste ano (Dr. Gesil Amarante do FORTEC) e a Plataforma SisGen, obrigatória para o pedido de proteção junto ao INPI, de tecnologias advindas de pesquisas com acesso ao patrimônio genético e ao Conhecimento Tradicional Associado.

 

Também serão abordadas a Lei do Bem e a Lei da Informática, que cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento para a inovação tecnológica.

 

No dia 08 de junho, segundo e último dia do evento, um painel irá apresentar uma ampla abordagem sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologiacom a presença do Dr. Xiangdong Chen, da Beihang University em Pequim (China).

 

Outros convidados de renomes regionais e nacionais, como o Dr. Araken Alves de Lima do PROFNIT/UFSC e o Dr. Luis Felipe Uebel do SIDIA/Samsung, debaterão sobre a interação entre as universidades e as empresas, visando a transformação do que é desenvolvido pelos pesquisadores em produtos com potencial de mercado.

 

ProgramacaoAmociPortalINPA

 

A titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad), Ananda Carvalho, uma das palestrantes, irá falar sobre as práticas consideradas inovadoras para startups,de acordo com as novidades que surgiram recentemente no Vale do Silício.

 

O Gerente Sênior de P&D da Linx, Mauro Herrera, irá falar sobre o caso de sucesso da startup amazonense Neemu, referência nacional no desenvolvimento de tecnologias de busca e recomendação de produtos em plataformas dee-Commerce, adquirida pela empresa de tecnologia para a gestão de varejo Linx, em 2015, por R$ 50 milhões.

 

Os Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) foram criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para “operar em forma de rede colaborativa, e otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia”.

 

Serviço:

O que: 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores

Quando: 07 e 08 de junho de 2018

Onde: Auditório do Bosque da Ciência/Inpa, entrada pela Av. André Araújo, 2936 - Aleixo.

Aplicativo da SSP-AM ajuda a reduzir tempo de atendimento às ocorrências de assaltos no transporte…

Lançado há pouco mais de um mês pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o aplicativo “Aviso Polícia” tem ajudado a reduzir o tempo de deslocamento da polícia até o local das chamadas. Gratuito e disponível inicialmente na plataforma Android, o serviço que monitora as ocorrências de assaltos em ônibus acaba de chegar também para iOS.  O [...]



(RSS generated with FetchRss)

Copa Amazônica de Karatê reúne atletas de vários estados em Manaus

A Copa Amazônica de Karatê, realizada pela Federação amazonense de Karatê (FAK), movimentou o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, zona oeste de Manaus, neste sábado (19/05), e reuniu atletas de vários estados no 4º Circuito Open Nacional da modalidade. A competição contou com o apoio do Governo do Amazonas, por [...]



(RSS generated with FetchRss)

Temporada de Ensaio dos Bumbás chega a metade do calendário com sucesso de público

A temporada 2018 do Ensaio dos Bumbás chega a metade do calendário pré-festival de Parintins e consagra o evento junto aos amantes dos bois-bumbás  Caprichoso e Garantido. Todos os sábados, o encontro, que iniciou em março, vem reunindo cada vez mais público e mostrando que a proposta de união dos Movimentos Marujada (MM) e Amigos [...]



(RSS generated with FetchRss)

Todas as notícias em um só lugar