Projeto “Mexa-Se Em Casa” promove mega aulão de ritmos com Hudson Praia, Misael Gibbs e a professora Alice Karoline

O Projeto que leva atividades físicas por meio de lives à população amazonense, o “Mexa-Se Em Casa”, vai promover um aulão de ritmos diferente nesta quarta-feira (08/07). A aula terá a participação da professora Alice Karoline no aquecimento. Em seguida, os instrutores Hudson Praia e Misael Gibbs vão comandar o aulão. O projeto é uma realização do Governo [...]



(Feed generated with FetchRSS)

Policiais militares da 22ª Cicom localizam veículo com restrição de roubo na zona centro-sul

Policiais militares da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) localizaram, na madrugada desta terça-feira (07/07), no conjunto Dom Pedro, zona centro-sul, um veículo modelo Voyage, de placa PHM-8I12, com restrição de roubo. A equipe estava em patrulhamento pelo bairro, no horário de 01h45, quando foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para averiguar [...]



(Feed generated with FetchRSS)

Doações, durante a pandemia, beneficiam mais de 70 comunidades ribeirinhas em Unidades de Conservação do AM

A solidariedade de instituições parceiras da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) já beneficiou mais de 70 comunidades indígenas e populações tradicionais em Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas. As ações de assistência arrecadaram, desde o início de maio até esta terça-feira (07/07), mais de 3,2 mil cestas básicas para 11 áreas protegidas estaduais. [...]



(Feed generated with FetchRSS)

Balanço: Sete municípios do interior recebem respiradores para combate à Covid-19

O Governo do Amazonas entregou 12 aparelhos de suporte avançado de vida para sete municípios. A entregas iniciaram no último fim de semana e vão até a próxima quarta-feira (08/07). Com essas entregas, o Estado terá enviado respiradores para 100% dos municípios polos e subpolos. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já instalou mais [...]



(Feed generated with FetchRSS)

Estudo identifica diferentes linhagens do novo coronavírus circulando no Amazonas

Três linhagens do novo coronavírus foram introduzidas no Amazonas, é o que aponta estudo do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) que investigou amostras dos municípios de Manacapuru, Autazes, Careiro e Manaquiri (Região Metropolitana), Santa Isabel do Rio Negro (Rio Negro), Tabatinga e Santo Antônio do Içá (Alto Solimões), e Manicoré (Rio Madeira), além da capital Manaus.

A investigação foi realizada pela equipe do pesquisador e vice-diretor de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca. Segundo ele, a existência das 3 linhagens  do SARS-CoV-2: A2; B1.1; B1, sugere ao menos 3 introduções do vírus no Estado.

Em Manaus foram identificadas as três linhagens. Em Manacapuru, Manaquiri e Manicoré a pesquisa encontrou 2 linhagens circulando, e nos demais municípios uma linhagem.

As linhagens achadas no Amazonas são frequentemente encontradas em amostras da Austrália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

37 GENOMAS SEQUENCIADOS

O estudo de Epidemiologia Molecular do SARS-CoV-2 no Amazonas sequenciou 37 genomas do novo coronavírus. Felipe Naveca alerta para a importância desses dados, especialmente diante da escassez de informações sobre os vírus que causam síndromes respiratórias na população do Estado.

Em março deste ano Naveca concluiu o primeiro genoma SARS-CoV-2 do Norte do país. Agora, foram mais 36 sequenciamentos.

O sequenciamento dos genomas de amostras do SARS-CoV-2 contribuem para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra o vírus. Os genomas identificados no Amazonas agora podem ser comparados a outros que circulam no Brasil e no mundo.

O estudo é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio da Rede Genômica em Saúde do Estado do Amazonas (Regesam).

ILMD/Fiocruz Amazônia, por Marlúcia Seixas
Imagem: Mackesy Nascimento

Divulgado resultado final do processo seletivo para iniciação científica da Fiocruz Amazônia

A coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC) do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) divulgou nesta segunda-feira, 6/7, o resultado final do processo seletivo para bolsas de iniciação científica. Foram selecionados 32 estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Acesse aqui o resultado.

Os candidatos aprovados devem entregar documentação solicitada para implementação da bolsa, nos dias e horários marcados, à secretaria do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia, conforme email enviado aos selecionados. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pic.ilmd@fiocruz.br.

Segundo explicou Priscila Aquino, coordenadora do PIC na Fiocruz Amazônia, nesta edição, o processo de seleção foi realizado em formato diferente, devido à pandemia de covid-19. “Esse ano a seleção do PIC foi feita de forma um pouco diferente. O processo foi realizado de forma online, onde os pesquisadores entraram em contato com os alunos para uma possível entrevista e, posteriormente submeteram a documentação desses alunos ao email do PIC. Esses projetos passaram por duas análises, uma técnica e outra administrativa, realizada por 13 avaliadores, de acordo com cada categoria”, explicou.

As bolsas serão concedidas por um período de 12 meses, de agosto de 2020 até julho de 2021, com possibilidades de renovação. O PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SOBRE O PIC

O Programa de Iniciação Científica da Fiocruz Amazônia tem como objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação tecnológica nos Determinantes Socioculturais, Ambientais e Biológicos do Processo Saúde-Doença-Cuidado para a melhoria das condições sociossanitárias na Amazônia;  estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científicas, tecnológicas e profissionais; e proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas estudados ou alvo da pesquisa.

ILMD / Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes

Força Tática detém homem por suspeita de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo

Por volta das 12 horas deste domingo (05/07), policiais militares da Força Tática detiveram um homem, 44 anos, acusado de praticar tráfico de drogas e possuir ilegalmente uma arma de fogo em sua casa. Ele reside na rua Damasco, bairro João Paulo 2 (zona leste da cidade). A equipe deteve o acusado, na residência, após [...]



(Feed generated with FetchRSS)

Ciclopatrulha apreende foragido da Justiça no Centro Histórico de Manaus

Neste domingo (05/07), policiais militares da Ciclopatrulha detiveram um homem na avenida Sete de Setembro, Centro da cidade. Após consulta, a guarnição constatou que se tratava de um foragido da Justiça.  Segundo os policiais, a prisão ocorreu quando, em patrulhamento de rotina naquela área da capital amazonense, observaram o homem em atitude suspeita. A equipe fez [...]



(Feed generated with FetchRSS)

Todas as notícias em um só lugar